Com o último Decreto Municipal, a Administração Pública autorizou a volta da prática de atividades esportivas coletivas e amadoras após um longo período suspenso devido a pandemia. Para isso devem ser cumpridas uma série de regras de acordo com a Nota Técnica da Prefeitura, como uso de máscaras, medição de temperatura, higienização, dentre outras medidas.
No último final de semana houve inclusive a realização de amistosos entre as equipes que disputam a LABE – Liga Amadora Batataense Esportiva. E circulou uma pergunta: a competição tradicional irá enfim retornar nesta temporada?
A resposta é ‘não’. Isso porque, mesmo com a liberação do esporte amador, os organizadores falam em cautela e ressaltam que esta medida foi realizada para que as equipes possam voltar a realizar seus amistosos e, segundo o presidente da LABE, Juliano Carneiro, só está garantido o retorno da Liga Amadora para 2022. Pode ser realizado um torneio para fechar o ano de 2021, para não ficar sem competições, mas somente no final do segundo semestre e com a melhora da situação do município em relação ao vírus.
“Dr. Paulo fez um trabalho para retornar somente no sistema de amistosos, por enquanto. Competições ficaram para um segundo plano. Vamos retornar com cautela. Depois do meio do ano, passado o mês de julho, pensamos em algo talvez para fechar o ano, mas a competição da Liga será somente em 2022. Focamos nos amistosos para que as equipes possam voltar a jogar. Teve muitas equipes que ficaram paradas, algumas desmancharam, agora com os amistosos podem retornar. É importante isso para que as equipes voltem a se organizarem para que depois possamos voltar com a Liga”, afirmou Juliano.
O diretor jurídico da competição, o Vereador Paulo Borges, também comentou sobre a medida afirmando a volta somente para as práticas esportivas e amistosas e não para as competições. “Não estamos falando de campeonatos, estamos falando em retorno gradativo das atividades esportivas e ao longo do tempo vamos vendo a possibilidade de amadurecimento dessas atividades e, enfim, tentaremos dar retorno ao campeonato, que é, sem dúvidas, o melhor da região”, comentou.