Para abrir este espaço dedicado à história e cultura de Batatais, decidimos pegar carona em uma história do século XVIII. Estamos falando da Fazenda Desengano que recebeu esta denominação em referência ao período em que o gado era trazido de Minas Gerais para o estado de São Paulo em grandes comitivas. Por ser um percurso muito longo, os boiadeiros mineiros pernoitavam nestas terras em retiro, para descanso e alimentação dos homens e animais.
De acordo com informativo da própria fazenda, durante os retiros, os boiadeiros avaliavam todo o gado e retiravam da comitiva aqueles que estavam machucados ou debilitados em decorrência da longa viagem e sem condições de seguir adiante. Assim, este gado era deixado nestas terras como animais desenganados e vendidos para fazendeiros da região que se dispunham a recuperá-los, aproveitando-os na lavoura, na produção de leite e até para o abate. Esta história originou a denominação “Retiro do Desengano” que posteriormente deu nome à fazenda de Batatais.
Em 1924, os irmãos Marcelo e Zeferino Girardi adquiriram a Fazenda Desengano e neste ano de 2019 foi inaugurado o “Memorial Girardi” na antiga casa sede da fazenda.
Idealizada por Marcelo Girardi, neto de um dos primeiros proprietários da fazenda, este Memorial é uma excelente alternativa de passeio turístico e educativo para quem gosta de conhecer as histórias relacionadas à vida rural, seus maquinários, arquitetura, costumes, utensílios e até brincadeiras.
Com muitos detalhes e boa prosa, o Memorial Girardi em breve fará parte dos atrativos turísticos de Batatais e para quem ficou curioso, apresentamos aqui algumas fotos do local.