A Associação Comercial e Empresarial de Batatais divulgou na última semana que em conformidade com os dados do Governo Digital, no primeiro semestre deste ano foram fechadas 184 empresas em Batatais. Entre as empresas fechadas a grande concentração foi de Microempresas Individuais (MEIs) que totalizou 151 empresas extintas, 30 empresas de sociedade limitada (ME e EPP) e 03 Eireli. Em media as ME e EPP geram 06 empregos.
Dados do Sebrae indicam que há no município 8.837 empresas com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), sendo a grande concentração no setor de serviços com 2.874 empresas, o setor de comércio com 2.342 empresas, o setor agropecuário com 2.222 empresas, a indústria com 935 empresas e a construção civil com 474 empresas.
Vale observar que entre estas empresas 3.496 são MEIs – Microempresa Individual, o que corresponde a 39% do total de empresas. Do total de MEIs do município, 47% são de estabelecimentos fixos, como lojas de vestuários, bares e serviços. Existe ainda 2.546 Microempresas (ME), 239 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 2.556 empresas diversas (sociedade mista ou limitada, entre outras).
Os dados do Governo Digital indicam que há 6.813 empresas ativas e que no primeiro semestre foram abertas 489 empresas e fechadas 184. Comparados a quantidade de empresas abertas e fechadas no primeiro semestre de 2020, observa-se que o fechamento das empresas corresponde a 37,6% do total de empresas abertas.
No Estado de São Paulo foram abertas 427.442 empresas e fechadas 139.922, uma media de 32,7% de empresas fechadas em relação a quantidade de empresas abertas. Em todo o Brasil foram abertas 1.517.257 empresas e fechadas 501.083 empresas, o que corresponde a 33% de empresas fechadas em relação a quantidade aberta.
Segundo pesquisa do IBGE a cada dez empresas fechadas, quatro baixaram as portas por causa da pandemia do Covid-19. A pesquisa aponta que em todo o Brasil, entre as 2,7 milhões de empresas em atividade, 70% afirmaram que a pandemia teve um impacto geral negativo sobre o negócio. Apenas 16,2% declararam que o efeito foi pequeno ou inexistente. Por outro lado, 13,6% afirmaram que a pandemia trouxe oportunidades e que teve um efeito positivo sobre a empresa. Sete em cada dez firmas sentiram queda na venda de produtos ou serviços por causa da pandemia. Já 17,9% disseram que o efeito foi pequeno ou inexistente e 10,6% afirmaram aumento nas vendas com a pandemia.
Luiz Carlos Figueiredo