As transmissões ao vivo pelo Instagram como venda direta pelas chamadas ‘Lives’ completam um ano de sucesso em Batatais. Uma modalidade que, a princípio, se deu por conta das restrições da pandemia, segue fazendo o maior sucesso. O município, desde junho de 2020, revolucionou o mercado com transmissão e grande interação do público, pelo Instagram. As lojas de confecções, especialmente, têm conseguido, ao longo desses meses, não só manter o contato e a venda para seus clientes como também ampliar o número de compradores.
Segundo as proprietárias da loja Kaju, Juliana Silva do Nascimento Melucci e Fabiana Silva do Nascimento Montes, com as lives foi possível maior visibilidade, incremento nas vendas e possibilidade de vendas para outras cidades. “É bastante trabalhoso e desafiador, pois precisamos nos reinventar a cada live e surpreender nossos clientes afim de mantê-los e para que tenhamos novos seguidores e clientes, para que a conexão que acontece nas lives continue boa e não se perca. Vamos continuar, porque a facilidade e praticidade caíram na graça dos consumidores, como sendo uma excelente e nova forma de compra e consumo”, nos informaram. Fabiana é destaque nas lives, sendo a primeira que apostou na modalidade de venda e iniciou as transmissões na cidade.
Comerciantes estão satisfeitos com os resultados dessa ferramenta de vendas
Roberta Uliana Bapitsta, proprietária da Vest Lar, afirmou que foi com certeza um ano de muitas transformações, em que teve que sair da minha zona de conforto e modificar a maneira de venda. “Apesar das dificuldades no início, me adaptei muito bem e hoje gosto muito de fazer, e, aliás, me divirto muito e hoje mantenho uma interação muito legal e mais próxima com os nossos clientes. Acredito que as Lives não terminarão, tenho elas hoje como um complemento das vendas na loja, uma vitrine onde mostro meus produtos, e muitas vezes as pessoas apenas assistem e não compram, porém vêem os produtos e depois vão até a loja procurar”, destacou.
Para Guilherme Moschiar, da loja VTN Menswear, foi a maneira mais fácil para ficar mais perto dos clientes, atendendo às necessidades de cada um. “Fomos pioneiros com as lives aqui em Batatais com a intenção de levar entretenimento para casa das pessoas em um momento tão triste. O mercado muda a todo momento, as inovações são necessárias para se destacar em comércio tão qualificado e disputado, mas, na opinião pessoal, ainda nada substitui o atendimento presencial, poder olhar no olho de nossos clientes, tomar um café juntos, uma cervejinha, jogar uma partida de bilhar, dar um abraço de agradecimento isso não tem comparação”, disse o empresário.
A proprietária da JP Modas, Eliana Fernandes, está muito satisfeita com os resultados. “Um ano de lives!! Um ano de muita criatividade e reinvenção. É assim que defino. Ganhamos novos amigos e clientes da cidade e da região, fizemos e continuamos realizando grandes promoções e levando a loja até as pessoas, através dessa ferramenta da rede social. Acredito que não vamos parar de realizar nossas lives nunca mais..rsrs…Batatais é destaque e é exemplo para muitas cidades. Uma lojista de fora entrou em contato comigo para saber como nos organizamos, para realizar as transmissões. Fiquei muito feliz e fiz questão de passar tudo que faço para as nossas lives serem um sucesso. Hoje, faço semanalmente e através de temas, claro que é uma apresentação dos produtos, mas esses temas chamam atenção para divulgar o dia e hora marcada. Já aproveitando, quero convidar os leitores para nossa próxima live na terça-feira, dia 06 de julho, às 18hs, pelo nosso Instagram @jpmodas_bts”, destacou.
A empresária Elisa Cardoso Montes, da Loja Bazaar, ressaltou que as lives representam uma nova maneira de estar próxima dos seus clientes, além de uma inovadora divulgação. “Está sendo muito tranquilo a preparação por conta do time maravilhoso que me ajuda a organizar tudo. E um pouco de frio na barriga na apresentação, mas depois que começa é uma delícia a interação com cada cliente”, disse. Para Elisa as Lives vão sempre ser uma maneira de fazer marketing, mas com as lojas abertas as vendas perdem um pouco a força”, salientou.
A empresária Andreia Ribeiro disse que as lives representam uma grande alavanca nas vendas, principalmente para produtos promocionais. “Atualmente estamos fazendo menos vezes por mês, devido associarem lives a promoções. Vamos continuar, já é uma tendência, não só de promoção mas também de lançamentos”, informou.
Já para Helena Soave Ribeiro Chagas, da Queda Livre, a chegada das lives representou para a loja uma nova forma de trabalhar, um jeito diferente e inovador. “Anteriormente a gente já trabalhava on-line, pelo Instagram e Whatsapp, e as lives de venda ampliaram a interação com nossos clientes. Vamos continuar, porque é mais uma forma da gente trabalhar, atingindo também outras cidades.