Apesar da eleição ter colocado candidatos de grupos de lados distintos, à frente do país e do governo estadual, a expectativa é de trabalho focado na coletividade.
No último dia 30 de outubro foi realizado o 2º Turno das Eleições, com a escolha do presidente da república e dos governadores. Na disputa federal, muito acirrada, a diferença percentual a favor de Luís Inácio Lula da Silva foi a menor de um presidente eleito desde 1989. Até então, a eleição mais apertada do período havia sido a de 2014, entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). A petista ganhou o segundo turno com 51,64% dos votos, contra 48,36% do tucano. A diferença foi de apenas 3,28 pontos percentuais. Lula desta vez foi eleito com 60.345.999 votos (50,90% dos válidos), derrotando Jair Bolsonaro (PL), que recebeu 58.206.354 votos (49,10% dos válidos).
Para o Governo do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, venceu Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). Tarcísio obteve 55,27% dos votos válidos (13.480.643) e Haddad ficou com 44,73% (10.909.371).
Em Batatais, Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado, com 18.531, e Lula, presidente eleito, foi a escolha de 14.217 pessoas. Tarcísio de Freitas obteve 17.596 votos em nossa cidade e Fernando Haddad (PT), registrou 13.277 votos.
Nossa equipe ouviu o Prefeito Luis Fernando Benedini Gaspar Júnior (Juninho Gaspar), o Vice Dr. Ricardo Mele Filho, o presidente da Câmara Júlio Eduardo Marques Pereira e alguns vereadores para saber o que esperam dos novos governantes. As perguntas comuns a todos foram: qual sua expectativa? Acredita que mesmo sendo de lados distintos, governador e presidente podem somar esforços para o desenvolvimento do país, e por consequência do nosso estado e município?
Júlio Eduardo Marques Pereira – Presidente da Câmara
Em primeiro lugar é importante observar que foi uma disputa acirrada, principalmente no âmbito federal. Esse resultado mostra que os candidatos eleitos serão duplamente cobrados: pelos apoiadores em busca das promessas de campanha e pela “oposição” pelo cumprimento da legalidade e do zelo com a coisa pública. O que espero de ambos os candidatos é o compromisso com o trabalho que deve ser intensificado logo no começo dos mandatos. As equipes que vão compor as pastas serão essenciais na direção do governo, espero pessoas tecnicamente capazes de desenvolver suas funções e que tenham disposição para fazer acontecer.
O Estado de São Paulo já demonstrou sua força de vontade em diversas ocasiões, agora acredito que os paulistas não esperam nada menos que novas oportunidades de trabalho e assistência básica eficiente. Investimentos no mercado, educação e oportunidades de emprego são minhas expectativas para esse mandato. O governo federal, não menos importante, deve trabalhar intensificando investimentos em infraestrutura, educação, saúde, segurança, saneamento e também na pauta de costumes – devemos tomar um cuidado especial.
É de extrema importância que a união auxilie os estados, inclusive o Estado de São Paulo, e que estes se empenhem em amparar os municípios. É aqui que tudo acontece, o local onde teremos uma saúde digna ou problemas acumulados, um transporte eficiente ou deficiente, segurança real ou medo. Tudo isso depende da colaboração entre os Entes.
As ideologias são bem definidas, mas devem ser superadas nesse momento pós eleições. Ouvimos muito que “o Brasil é nosso partido” durante o pleito, agora é a hora de mostrar que essa fala é real. Trabalhar juntos para um Brasil melhor, passando por todos os níveis de governo e também pelos parlamentares. É a hora de cobrarmos nossos candidatos eleitos, seja presidente, governadores, senadores e deputados.
Juninho Gaspar – Prefeito
Acredito que não só eu, mas a maioria absoluta da população, espera que tanto o Governo Federal como o Governo do Estado, trabalhem em conjunto e implementem políticas públicas importantes para todos. Que nosso Município continue recebendo recursos de ambas as esferas para investir nas áreas que mais precisamos e nos auxiliem na transformação que buscamos implementar na nossa cidade, transformando a vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Momento é de união por um país melhor. De reconciliação de famílias e amigos que tiveram desavenças no processo eleitoral. Democracia é respeitar a opinião do próximo, principalmente se for diferente da nossa. A eleição passou, e é importante respeitar a vontade popular, da maioria que estiveram presentes nas urnas. Um dos papéis do gestor público é buscar o equilíbrio e criar pontes para que todos sejam tratados de forma justa e cordial.
Marilda Covas – vereadora pelo PSDB
De forma urgente, que estabeleçam políticas públicas que resolvam ou minimizem a questão da fome e a pobreza dos brasileiros. Não é admissível termos mais de 30 milhões de irmãos sem a segurança de ter ao mínimo 3 refeições, diariamente. Igualmente, não podemos ver milhões de pessoas morando nas ruas das principais cidades brasileiras e não ser tocados por essa realidade. Não menos urgente é a questão ambiental brasileira, que afeta todo o planeta e em especial, é responsável por catástrofes climáticas/ ambientais que, também, tem causado a morte de muitos brasileiros. O rol de prioridades para os novos governantes parece-me não ter fim: devolver os recursos que foram tirados para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, da Educação, da Saúde, da Cultura, etc; Agilizar a vacinação dos bebês e crianças brasileiras; Reestruturar os órgãos de controle e de defesa do Estado Brasileiro; Envidar todos os esforços para que esse País seja uma só nação, cujo povo seja unido pelo amor, pela tolerância e respeito a todas as diversidades, pela solidariedade, qualidade ímpar da nossa gente.
Quero acreditar que a eleição de fato, acabou em 30/10/2022 e que, desde então, não deva interessar a bandeira partidária de cada qual. As necessidades e os interesses do povo paulista devem estar acima de qualquer ideário político/partidário.
Dr. Ricardinho Mele – Vice-prefeito
Tivemos a eleição mais difícil da história do Brasil. Um país totalmente dividido, cada lado defendendo seu ponto de vista, parecia torcida de futebol, com muitas discussões sem racionalidade, imperando o fanatismo. A grande realidade é que, independente para quem votamos, nós brasileiros queremos a mesma coisa, dias melhores, mais oportunidades para todos e nos orgulharmos do nosso país, portanto o que eu espero dos governantes eleitos é que os mesmos governem para todos, unifiquem o nosso país, hajam com honestidade, respeito, transparência e amor pela nossa pátria e pelo nosso povo tão sofrido.
Já São Paulo é o estado mais rico e mais desenvolvido do país, acredito que o governador eleito, no seu primeiro cargo eletivo, já sendo de governador do estado, terá uma grande oportunidade para mostrar sua capacidade administrativa, e se despontar como uma grande liderança política. Ele já esteve em nossa cidade, foi muito bem recebido por todos nós batataenses, o prefeito Juninho já foi em São Paulo encontrar e conversar com o governador eleito e acredito que teremos um ótimo relacionamento no Palácio dos Bandeirantes, para desenvolver cada vez mais nosso município. O governo federal conta com um vice-presidente da república paulista, que já foi governador de São Paulo, e que certamente, junto ao presidente eleito, também farão pelo nosso estado. Quero crer na harmonia entre as esferas federal e estadual independente de ideologia partidária.
Paulo Borges – Vereador pelo PC do B
Quando se fala em Governo, penso logo na figura do Estado (Nação), e, não espero nada mais nada menos que o Novo Governo Estadual e Federal cumpra a rigor a nossa Constituição, dando ao povo aquilo que é de sua obrigação e na melhor condição possível, que é saúde, segurança, educação entre outros, mas sobretudo que se respeite ao máximo a dignidade da pessoa humana. Que o Novo Governo tenha a responsabilidade de se bem relacionar com os demais entes, seja que esfera for e que a economia e o desenvolvimento econômico sejam alvo de trabalho.
Na minha modesta opinião as questões partidárias no pós eleição devem ser deixadas de lado, e os governos trabalharem em conjunto com um foco em comum, qual seja, o povo de um modo geral. Penso sim, que as divergências tendem a desaparecer quando o objeto é comum. Afinal, foram eleitos “pelo povo” e “para o povo”.
Anabela Pavão – Vereadora pelo PSol
Primeiramente, quanto ao governador eleito, Tarcísio de Freitas, espero que ele faça um governo transparente para todos. Ele mesmo disse, em seu discurso, que governará para os 45 milhões de paulistas. É urgente que o novo governo estadual, renovado após quase 30 anos de tucanato, invista com mais qualidade em todos os atendimentos do SUS, obviamente, os que são de competência do estado, aprimorando também os repasses de recursos de serviços executados pelos municípios. É necessário um diálogo e maior investimento nas universidades públicas estaduais para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, garantindo a ampliação do quadro de docentes dos campi das três universidades públicas estaduais – UNESP, USP e UNICAMP, além de fortalecer os investimentos e financiamentos de pesquisa junto à FAPESP. Registro ainda a urgência que este novo governo estadual olhe técnica e financeiramente para o avanço da política estadual de assistência social, bem como para as parcerias que o estado realiza com os municípios e as Organizações da Sociedade Civil. Por fim, desejo que o governador eleito, realmente cumpra a sua fala quanto ao diálogo com o governo federal. Já experienciamos que governantes autoritários e hostis não levam uma nação adiante. Que seja um governo propositivo, de escuta, diálogo e respeito às instituições democráticas.
Segundo, sobre o presidente eleito, entendo as inúmeras provações que ele percorrerá, principalmente no primeiro ano. O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do orçamento, escancarou o grave déficit orçamentário de 2023 que não garantiria a manutenção do Auxílio Brasil no valor de R$ 600,00, ausência de recursos para a farmácia popular e merenda escolar – citando alguns exemplos. Lula governará com um orçamento enxuto, quase inexistente. Ainda assim, deverá reorganizar as políticas públicas e o acesso da população no que se refere à habitação, assistência social, saúde, educação, segurança alimentar e proteção ambiental. O presidente eleito ainda terá que redesenhar a política econômica para um viés de justiça social e redução das desigualdades. Continuar investindo no agronegócio sem se esquecer dos pequenos produtores e do meio ambiente, investir em outras áreas nacionais e no comércio exterior conduzindo a política de preços para que a população volte a ter um poder de compra digno e protetivo, ajustar acima da inflação o salário mínimo e manter os programas de transferência de renda com condicionalidades para as famílias mais pobres. Outro desafio será o diálogo, tanto com a oposição dos bolsonaristas remanescentes, quanto dos movimentos sociais e demais grupos que o ajudaram a se eleger. O diálogo será fundamental, principalmente neste primeiro ano de governo.
A soma de esforços será fundamental para a reconstrução do país e para um redesenho do nosso estado e também da nossa cidade. Penso que o governador eleito foi infeliz ao surfar na onda do bolsonarismo e não poderá desgovernar o nosso estado com medidas antidemocráticas ou anticiência. Para isso, precisará ter bom senso e articulação, pois o nosso estado e município também dependem das políticas geridas e executadas lá em Brasília. É importante lembrar que Tarcísio governará o estado mais rico do país. Então, antes de um homem conservador, o governador eleito deverá agir como um chefe de estado que governará 45 milhões de pessoas. A sua formação acadêmica, capacidade de fazer política e organização da sua equipe de governo deverão falar mais alto para conseguirem dialogar com o presidente da república, seus ministros e demais atores que compõem o sistema político e de governo do Brasil.
Wladimir Menezes – Vereador pelo MDB
“O governador eleito Tarcísio, já disse claramente após eleição, que ele vai manter uma relação republicana institucional com o governo federal para o bem do estado e dos municípios. Eu creio que vai ter um bom relacionamento, porque é de interesse dele, pois as maiores verbas vêm do governo federal e ele é uma pessoa de responsabilidade. Eu acredito que fará um ótimo governo.”
Abdenor Tahan Maluf – Vereador pelo PL
Espero que todos os eleitos valorizem os votos recebidos, que não se corrompam, que respeitem a população e cuidem do nosso país, estado e consequentemente dos municípios, com muita honestidade, dedicação e responsabilidade. Nós, enquanto políticos, vamos tentar viabilizar verbas com deputados para auxiliar o prefeito nas melhorias necessárias da nossa cidade. Um poder depende do outro tanto nas esferas federal, estadual e municipal. Desde que entrei na política sempre digo que é necessário a união de esforço para fazer o melhor pra população.
Andresa Furini – Vereadora pelo PSB
Do governo Federal eu espero uma diminuição da desigualdade, enquanto uma parcela da população tem estabilidade, outros têm dificuldades até para comer, correndo atrás de caminhão de ossos, vivendo de doações e sem emprego. Penso que com o restabelecimento da economia, criaríamos um ciclo que começa com empregos, melhorias na educação, ocasionando mais oportunidades de acesso a universidades. Pessoas esclarecidas tendem a se cuidar melhor, trabalhando a prevenção na saúde, com saúde melhora a qualidade de vida e assim recomeçaríamos o ciclo com mais eficiência.
Do governo do nosso estado, que é o mais rico do Brasil, eu espero desenvolvimento na infraestrutura (ferrovias, estradas, portos), como foi proposto no plano de governo, investimentos nas Etecs e Fatecs. Também gostaria de ver a segurança pública como prioridade; nossas polícias valorizadas e bem equipadas, atender a expectativa da população como um todo, tendo como principal objetivo buscar a defesa dos direitos fundamentais, prezando pelas leis, a manutenção da ordem pública e a vida do cidadão. Finalizo com otimismo acreditando ser possível, apesar de lados diferentes, somar esforços e beneficiar nossa cidade.