Psol realiza sua convenção neste domingo e fecha o quadro das eleições 2024 em nossa cidade.
Teve início no dia 20 de julho e segue até 5 de agosto o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias e registros de candidaturas, fechando essa etapa de definição dos concorrentes para as Eleições Municipais de 2024.
Diferente do que historicamente sempre ocorreu em Batatais, com disputas acirradas e grupos bem definidos, nosso município tem até agora apenas um candidato a prefeito, o atual chefe do executivo Juninho Gaspar, que reedita sua dobradinha com o Dr. Ricardinho.
A coligação, denominada “Todos por Batatais”, conta com 13 partidos, tendo o PP na cabeça de chave e duas federações. A primeira é formada por PT, PCdoB e PV e, a segunda, por PSDB e Cidadania. Os demais partidos são: Republicanos, MDB, PL, PSD, Avante, União Brasil e PRD. É uma mistura de diferentes correntes partidárias que, segundo os próprios presidentes defenderam em seus discursos, busca a união de esforços pela cidade.
De acordo com os dirigentes, com exceção do União Brasil, que contará com 13 candidatos a vereador, e do PRD, que não terá candidatos ao legislativo, todos os demais lançaram chapa completa com 16 candidatos. A convenção do grupo, apenas com exceção do PL, ocorreu na Câmara Municipal no domingo, dia 21 de julho. Na oportunidade, com casa lotada, Juninho Gaspar e Dr. Ricardinho se mostraram mais afinados do que nunca para seguir trabalhando para a comunidade. O deputado federal Ricardo Silva, candidato a prefeito em Ribeirão Preto, fez questão de vir a nossa cidade para declarar seu apoio. A formatação de um grupo tão grande é um fato inédito, pois, mesmo nas eleições disputadas pelo ex-prefeito José Luis Romagnoli quando ocupava o cargo, em nenhuma delas conseguiu aglutinar tantos partidos de uma só vez. O PL vai sacramentar o apoio ao atual prefeito e sua chapa de vereadores em convenção neste sábado, dia 27.
Na oposição, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) tomou a decisão de não lançar um candidato próprio para a prefeitura, promovendo sua convenção para apresentar a chapa de 16 concorrentes às cadeiras na câmara na terça-feira, dia 23 de julho. O momento contou com a presença do ex-prefeito Zé Luis e de dirigentes regionais do partido.
Fica agora faltando a definição do PSOL, que marcou a sua convenção para este domingo, dia 28 de julho, às 10 horas, na sede do partido, na Rua Monsenhor Alves, 183, no centro. A sigla deve lançar chapa completa para o legislativo e, pode colocar na disputa um nome para concorrer com o atual prefeito. Tudo será decidido pelo coletivo partidário na reunião deste domingo.
Sendo assim, temos que aguardar os registros para divulgar todos os nomes na disputa. O que não vai faltar é concorrente ao legislativo, inclusive um número expressivo de candidatas, pois, além da obrigação legal do mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito, os partidos estão ampliando mais esse percentual, o que é muito importante e representativo.
Na próxima edição divulgaremos a relação completa de concorrentes em nossa cidade e, desde já, esperamos que todos façam campanhas com apresentação de ideias e propostas para o desenvolvimento cada vez maior de Batatais.