Na noite de 17 de agosto, domingo, no Bairro Jardim Primavera, próximo ao Lago Artificial Ofélia Borges Silva Alves, uma abordagem policial por pouco não terminou em tragédia. Um jovem, morador da cidade de Orlândia, foi baleado durante uma abordagem policial de rotina após, segundo informações, ter reagido. Ele foi socorrido pelo SAMU, passou por cirurgia e está internado na UTI da Santa Casa de Batatais.
De acordo com as informações da página “Em Dia com a Notícia”, do comunicador Sérgio Guinato, que teve acesso ao Boletim de Ocorrência, policiais militares realizavam patrulhamento quando notaram a presença de uma pessoa que estava sentada na escada de entrada de uma residência na avenida Dr. Cássio Alberto de Lima. Ao tentarem realizar a abordagem, o suspeito teria reagido e tentado pegar a arma de um dos militares. Ainda segundo a página, um dos policiais reagiu e efetuou pelo menos dois disparos. A vítima foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), levada à UPA de Batatais e, em seguida, transferida para a Santa Casa de Batatais.
Em matéria da página Ribeirão 24h no dia 18 de agosto, segunda-feira, a reportagem entrou em em contato com a família do rapaz envolvido na ocorrência. “Um familiar nos esclareceu que ele é morador de Orlândia, é técnico em informática, nunca teve passagem ou qualquer outro tipo de problema com a Polícia ou com a justiça, mas infelizmente, vem sofrendo com esquizofrenia e toma remédios controlados. Ele teve um surto e saiu andando, indo parar em Batatais, há alguns dias sem o medicamento. Segundo o familiar isso nunca tinha acontecido com ele. A família já havia registrado Boletim de Ocorrência de desaparecimento em Orlândia antes de acontecer os fatos, quando foram informados foram imediatamente para Batatais. Sobre a ocorrência, os familiares alegam que ele não seria capaz de atacar o policial, e que foi relatado a eles que ao dar entrada no hospital, o rapaz falou “só fui levantar” e recebeu os tiros. O rapaz passou por cirurgia e, continua internado na uti e seu quadro de saúde é estável.” (Ribeirão 24h)
A nossa reportagem também fez contato com o Capitão da Polícia Militar, Lucas Sançana, que comentou sobre a ocorrência. “Posso esclarecer que o disparo foi efetuado pelo policial militar. Não há nenhuma relação com um suposto Delegado aposentado, que é a versão que também vi circular nas redes sociais. Se tratava de uma abordagem de rotina, indivíduo em atitude suspeita, ao ser abordado, investiu contra o policial, que revidou e efetuou dois disparos, foi socorrido e permanece estável”.
O caso será investigado pelas autoridades competentes.





