Na quinta-feira, 31 de agosto, os integrantes do Projeto Empreendedor do Futuro da ACE Batatais visitaram a unidade da Luizalabs de Franca, instalada na antiga e histórica fábrica da HB Calçados, construída pelo empresário Hugo Bettarello no fim da década de 70. O grupo foi recepcionado pela historiadora Maria Clara Pereira, que literalmente deu uma aula de história sobre as duas empresas.
A visita à unidade em Franca foi agendada no final da primeira quinzena de agosto. O gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo, auxiliado pelo gerente do Escritório Regional do Sebrae em Franca, Vinícius Agostinho de Nóbrega, entrou em contato com Maria Clara, que atendeu à solicitação, permitindo essa importante missão de conhecimento para os 32 jovens do Projeto Empreendedor do Futuro.
Por volta das 14h30, um ônibus locado pela ACE Batatais saiu de frente da sede da entidade com destino à Franca. A viajem de cerca de uma hora foi muito animada pela euforia e disposição dos jovens, que estavam acompanhados pelo presidente Ennio Cesar Fantacini, pelo gerente Figueiredo, pelos colaboradores Daniela Campeiz Aleixo Silva, William Carlos de Oliveira e pela estagiária Gabriela Saran Sampaio.
Às 15h40 todos os visitantes já estavam na portaria da Luizalabs, aguardando autorização para entrar na unidade. Cada um recebeu um cartão com chip de acesso para passar pela roleta eletrônica, seguindo para um grande espaço coberto, um prédio onde já funcionou uma importante fábrica de calçados.
Já no interior do prédio, uma mistura de rusticidade e modernidade na recepção, alguns artigos históricos estavam expostos, como uma prensa de Gutemberg utilizada pelo setor de contabilidade do Magazine Luiza para impressão das páginas do livro diário em 1958, quadros com fotos dos fundadores da empresa, modelos de sapatos antigos produzidos pela HB e uma foto do empresário Hugo Bettarello, uma caixa registradora analógica e uma bicicleta de carga já chamavam a atenção. Uma luz natural, espaço amplo e aberto, poucos móveis, uma cafeteria com pães doces, bolachas e biscoitos lembravam uma praça de alimentação de um shopping.
Rodeada pelos jovens do Projeto Empreendedor do Futuro, a historiadora Maria Clara contou alguns detalhes da trajetória de trabalho e sucesso do Magazine Luiza, que começou em Franca em 1957, com a aquisição de uma loja de cristaleiras por seus fundadores.
“Naquela época, a Tia Luiza fez uma promoção junto aos órgãos de comunicação da cidade, como as emissoras de rádio, onde a população podia participar escolhendo o nome da empresa, que foi Magazine Luiza. Sempre trabalharam muito e em 1974 foi inaugurada em Franca uma loja de departamentos com 5 mil metros quadrados, onde as famílias costumavam frequentar para seus passeios”, contou Maria Clara, que utilizou painéis fixados na parede para traçar a linha do tempo dos fatos e da evolução da empresa.
Em seguida, o grupo de visitantes foi conduzido pelas áreas de trabalho. Salas repletas de jovens em mesas equipadas por computadores fazendo o serviço de atendimento ao cliente de todo o Brasil. Nos espaços, escorregadores que davam acesso rápido e divertido ao piso inferior, cadeiras malucas que brincam com o equilíbrio de quem as usa, mesas de bilhar para descontração, um espaço com menos de meia luz para um descanso ou até um cochilo, além de uma lanchonete principal. No local também funciona o setor de Tecnologia da Informação e desenvolvimento de novas tecnologias.
“Foi realmente uma experiência inovadora. Os jovens ficaram muito animados, alguns querendo até se candidatar a uma vaga no Luizalab, o que significa que se identificaram com o local e a forma que os trabalhos são realizados. Agradecemos ao Magazine Luiza e à Maria Clara por essa oportunidade de poder visitar essa unidade”, comentou o presidente Ennio.
Sobre o Projeto Empreendedor do Futuro
Formado por jovens com idade entre 16 e 18 anos, o Projeto Empreendedor do Futuro foi criado pela ACE Batatais com o objetivo de iniciar e fomentar a cultura empreendedora nos jovens, com várias atividades, oficinas, palestras, jogos e também visitas às empresas e instituições de Batatais e região.