… ação ou efeito de inovar; aquilo que é novo, novidade, coisa nova…
O que tanto se fala em inovação?
Pois bem, pelo o que pode-se ver, inovar é a condição de transpor barreiras de formas diferencias em relação ao existente, ou seja, melhorar o que já existe no dia a dia do ser humano ou empresas.
Uma simples tarefa domestica, pode ser inovada na maneira de sua execução, não tendo como aliado uma alta tecnologia, é o caso do rodo e o pano de chão, dois elementos que há algum tempo, foi transformado em apenas um item, o esfregão, facilitando as tarefas diárias de seus usuários.
Assim tem-se inúmeros “problemas” do dia a dia que foram otimizados/inovados, na forma de se executar e compreender. Mas algo que poucos sabem, é sobre uma das maiores inovações realizada por uma conterrânea, o “lavador de arroz”, pois é, o lavador de arroz, Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich no ano de 1959, inovou a forma de lavar o arroz, evitando o desperdício durante a lavagem e evitando o entupimento da pias de cozinha.
O inovar é uma questão de observância na condição de melhorar e/ou aperfeiçoar a execução de tarefas, pensamentos e costumes. Sim! …Costumes, com o passar dos tempos vários costumes foram sendo adaptados de formas inovadoras no cotidiano do ser humano.
Um exemplo simples e, todos ou grande maioria utiliza é o alho amassado, parece brincadeira, mas não é! Para tal, houve um inovação no modo de oferecer ao “mercado de consumo”, algo prático, com mesma qualidade e otimização do tempo da dona de casa, é apenas abrir o pote e pegar uma porção, para o tempero diário da dona de casa.
Dessa forma a inovação se faz presente inconscientemente desde sempre, na vida do ser humano e que, de uns tempos para cá, se tornou palavra chave para o mundo dos negócios, sempre buscando formas e condições diferenciadas de chegar ao mesmo ,ou melhor, resultado, em um menor tempo possível, diferenciando-se do concorrente.
Consequentemente, quem inova, empreende, pois dispôs de seu tempo, conhecimento, perspicácia e principalmente de sua ousadia.
A questão de se buscar uma determinada melhoria ou algo que é realizado em outra região, cidade ou país, que até então, não exista dentro de sua cidade, empresa ou mesmo no seu dia a dia é uma inovação, que ainda pode ser inovada dentro das condições de sua realidade.
Hoje, ou melhor, há algum tempo atrás, quando iniciou a globalização, a inovação tornou-se obrigatoriedade no mundo corporativo, isso devido tamanha disputa de mercado interno e externo.
Assim as empresas que não tiverem a cultura de inovação, em pouco tempo estarão defasadas e fora do mercado competitivo.
Um exemplo à seguir, para as empresas, é sobre Henry Ford, onde inovou a forma de produção, facilitando e baixando seus custos com o propósito da popularização de seus veículos e domínio de mercado. Os automóveis já existiam, mas o processo foi inovado.
É necessário que a inovação seja sustentável, praticável e que traga retorno financeiro.
Sendo dessa forma, é sempre bom ficar atento com a maneira em que era realizado e hoje o faz.
Hoje o novo pode ou deve ser aquilo que já foi passado, e muitos têm vastas lembranças nostálgicas de sabores, embalagens, itens, produtos e condutas.
Pensem… as gomas de mascar, os pirulitos, a própria moda, a farinha de mandioca e milho que hoje já viraram farofa temperada, o macarrão, o leite longa vida, etc. ainda se tem todos essas citações, porém de uma forma diferenciada de apresentação e uma inovação de alcance de mercado.
“O impossível só é viável, aos que nunca ousaram” – Luciano Patrocinio dos Reis
Luciano Patrocinio dos Reis, 44 anos, Professor e coordenador, curso Técnico em Mecânica, Técnico em Mecânica, Engenheiro de Produção Mecânica e Empresário