A Prefeitura de Batatais, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e Asilo de Batatais, deu início ao Mutirão de Cirurgias de Urologia de Batatais. É a primeira vez que será realizado um mutirão de doenças urológicas, oferecendo mais de dez tipos de cirurgias por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Esse esforço é resultado de um investimento de R$ 300 mil, com o apoio de emendas parlamentares dos deputados Baleia Rossi e Leo Oliveira.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Bruna Toneti, mais de cem pacientes aguardam por cirurgias urológicas desde 2018. Agora, os pacientes que estavam nessa fila de espera terão a oportunidade de realizar os procedimentos por meio da Rede de Saúde do município. A iniciativa visa reduzir a espera desses pacientes e melhorar o acesso aos serviços de saúde.
As cirurgias são realizadas pelos médicos urologistas Gabriel Salim Casseb e Flávio Aparecido de Castro. Entre os procedimentos mais solicitados estão o tratamento para cálculo renal (pedra no rim) e hiperplasia de próstata (próstata aumentada).
Dr. Gabriel ressalta que a demanda por esses procedimentos tem sido alta na região e que muitas cidades estão encontrando dificuldades para encaminhar pacientes ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que está superlotado. Por isso, o mutirão em Batatais é fundamental para atender casos mais urgentes e proporcionar cirurgias menos invasivas, realizadas de forma endoscópica, o que resulta em menor tempo de internação e menor possibilidade de complicações cirúrgicas.
As avaliações dos pacientes tiveram início no Ambulatório de Especialidades “Egydio Ricco” no final de junho. Os pacientes que aguardavam há mais tempo e com prioridade foram os primeiros a serem avaliados. Essa medida visa garantir que aqueles que estão mais necessitados recebam o tratamento adequado o mais rápido possível.
O vice-prefeito, Dr. Ricardinho Mele, destaca o caráter inédito dessa ação no município. Ele ressalta que pacientes que antes não tinham a possibilidade de serem tratados em Batatais para esses tipos de problemas agora terão a oportunidade de serem operados na própria cidade. “São novos tempos para a saúde do município. Com o primeiro mutirão de Cirurgias de Urologia de Batatais, a Prefeitura busca atender uma demanda represada de pacientes, proporcionando um tratamento de qualidade, reduzindo as filas de espera e melhorando a saúde e o bem-estar da população. Essa iniciativa demonstra o comprometimento das autoridades locais em oferecer um atendimento eficiente e acessível”, afirmou.