De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Batatais a distribuição de insulina no município não terá indisponibilidade temporária.
Na verdade, o fornecimento de insulina é de responsabilidade do Governo Federal, por meio do Programa Farmácia Popular, que está enfrentando uma indisponibilidade temporária das insulinas humanas regular e NPH, ambas em frascos, para o tratamento de diabetes. Esta falta de fornecimento foi comunicada pela Novo Nordisk, uma das principais fabricantes do insumo para o país, em julho de 2024. Diante desse cenário, o Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir o tratamento contínuo da população, realizou a aquisição de insulinas análogas para o abastecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).
No entanto, a suspensão temporária do fornecimento dessas insulinas gerou grande preocupação por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Batatais, que tem se empenhado para garantir o abastecimento do medicamento nas unidades de saúde da rede pública municipal.
“Reforçamos que os pacientes que possuem prescrição do SUS podem retirar os medicamentos nas Farmácias Municipais de Batatais, em outras apresentações, como alternativa para o tratamento. Para os pacientes que possuem receitas oriundas de unidades de saúde privadas ou de convênios, recomendamos que procurem a Unidade de Saúde de referência para avaliação médica e ajuste do tratamento, conforme os protocolos médicos vigentes. Esclarecemos que não houve prejuízo para os pacientes do SUS, que estão sendo atendidos conforme as orientações de tratamento. A falta de insulina afeta somente aqueles pacientes que utilizavam o Programa Farmácia Popular com receitas particulares ou de convênios”, informou a secretaria.