O Horto Florestal de Batatais, considerado o pulmão verde de Batatais, sofreu nos últimos dias com incêndios de grandes proporções. O fogo começou no sábado, dia 12 e foi controlado no Domingo, dia 13, apenas na madrugada, deixando uma área de aproximadamente 80 hectares queimada no trecho próximo a saída de Batatais para Altinópolis. Não se sabe o que provocou o incêndio, que avançou de forma rápida devido à vegetação muito seca com a estiagem prolongada. Bombeiros civis de Batatais foram incansáveis e ficaram na ação de combate por mais de 8 horas. O trabalho também contou com a presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto. Na segunda-feira, dia 14, outro foco de incêndio precisou novamente do empenho dos bombeiros civis para controlar.
O Bombeiro Civil Eduardo Henrique Ricci disse que as proporções do incêndio do final de semana eram tão grandes que diversas ligações de pessoas e outros órgãos de segurança chegavam a todo o momento. “Ao todo 16 bombeiros civis atuaram nesse combate utilizando de bombas costais e abafadores na área de vegetação rasteira, evitando assim a propagação maior do fogo. Pelo local também os caminhões pipa da Usina Batatais tentavam conter as chamas até a chegada de reforço. Por volta de 2 horas da manhã o Caminhão Pipa da Prefeitura que estava abastecendo a cidade por falta d’água também foi empenhado no combate. O trabalho foi árduo até por volta de 3 horas da manhã quando foi passado o comando da ocorrência ao Corpo de Bombeiros Militar de Ribeirão Preto, que na mesma noite também atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal encarcerada nas ferragens próximo a cidade, motivo de terem demorado um pouco mais pra chegar ao local. Por volta das 4 horas da manhã os bombeiros Civis deixaram o local apenas fazendo rescaldo com as equipes ali presentes. Toda ação foi liderada nesse dia pelo Bombeiro Sestari. Já no dia seguinte, por volta de 14 horas, as chamas voltaram a consumir nosso horto e foram empregados novamente mais 18 bombeiros civis nesse combate a Comando do Bombeiro Millani, com equipamentos emprestados e alguns particulares. Novamente os Caminhões da Prefeitura Municipal e Usina Batatais foram utilizados para combate as chamas que se deu por encerrado por volta de 22h30, não tendo a presença do Corpo de Bombeiros Militar nesse dia”, informou.
Eduardo Ricci disse que os bombeiros civis de Batatais não receberam nenhum equipamento de combate a incêndio doado pela Prefeitura de Batatais, apenas kit’s para retirada de abelhas e trabalho em altura. “A parte de combate a incêndio fica a disposição, porém na sede da Guarda Civil Municipal onde se encontra a coordenação da Defesa Civil do município, o que dificulta um pouco o trabalho por questão de logística de deslocamento, pois além de voluntários, fardamento, equipamentos, veículos e combustível tudo é adquirido com recursos dos próprios bombeiros civis que hoje pertencem a uma organização de reconhecimento internacional, menos municipal. Parabéns a todos esses bravos guerreiros que cumprem sua missão como no juramento de sua formatura, sem esperar nada em troca arriscam suas vidas pelo próximo, pelo meio ambiente e pelo patrimônio a 5 anos”, frisou.
O posicionamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente
Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para saber detalhes da área atingida pelo fogo no Horto e recebemos a seguinte informação: “Dos 1,478.55 total de hectares, o fogo atingiu 80 ha de área predominantemente coberta por gramíneas e remanescentes de árvores Pinus – espécie exótica invasora. Até o momento não há registros de morte de fauna na ocorrência. Os trabalhos de prevenção, como a limpeza de carreadores e do acesso ao local, a manutenção de aceiros em toda a extensão da divisa da Floresta e também ao redor dos talhões de plantio, facilitaram a entrada das máquinas durante o combate das chamas. Na manhã de domingo as equipes da Unidade apagaram pequenos focos restantes com tanquinhos d’água. O fogo foi totalmente controlado às 11h do mesmo dia. O local continua em monitoramento. Está em vigor a Operação Corta-Fogo, com ações de prevenção, monitoramento, controle e combate aos incêndios florestais em todo o estado. Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), o programa integra e articula ações do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual e municipais, Polícia Militar Ambiental, prefeituras, Fundação Florestal e Instituto Florestal. Atualmente a Operação está na fase vermelha, onde são priorizadas ações de resposta aos incêndios florestais e fiscalização contra o uso irregular do fogo. Este período é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, que contribuem para o aumento de focos. Para isso, a SIMA vem reforçando as equipes e entregou, desde 2019, 152 novas viaturas à Polícia Militar Ambiental, além de 18 drones e 295 tablets às equipes de fiscalização.