Um incêndio de grandes proporções atingiu fazendas de Batatais e gerou muito trabalho para ser controlado na tarde de segunda-feira, 28 de setembro. A nuvem de fumaça foi vista em toda a zona urbana. O fogo se alastrou rapidamente afetando as áreas rurais no sentido a Nuporanga, chegando muito próximo da Usina Batatais, onde a Vicinal Adelino de Melo ficou intransitável.
Equipes com caminhões-pipa da Usina, junto com apoio de outras empresas, do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto e participação dos bombeiros civis da cidade trabalharam por horas para conter as chamas. O incêndio também atingiu a área onde fica a Comarev – Comunidade Auxiliadora Recuperando Vidas. Segundo os bombeiros civil, 7 pessoas foram resgatadas do local e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento, por terem inalado muita fumaça e passam bem.
Solicitamos informações para a Usina Batatais que nos enviou um comunicado oficial:
“Batatais, 28 de setembro de 2020. A Usina Batatais informa que foi registrado um incêndio criminoso de origem desconhecida na região onde atua. É importante esclarecer que além de não utilizar o fogo como método preparatório de colheita a Usina Batatais também implementa todas as ações necessárias de prevenção e combate ao fogo mantendo aceiros limpos nas propriedades rurais onde possui seus canaviais, torres de observação em pontos estratégicos para o constante monitoramento dos canaviais, equipe de vigilância com rádios comunicadores, além de uma equipe de Brigada de Incêndio treinada e dotada de equipamentos necessários para atuar em situações decorrentes de caso fortuito. A preservação do meio ambiente é considerada como um dos valores da empresa, que investe vastos recursos em campanhas de conscientização ambiental e no Programa + Floresta, que até 2019, já completou o plantio de mais de 1,8 milhões de mudas de árvores nativas”.