Há vários anos vem sendo protelada a decisão de se comprar uma área e iniciar a construção de novo cemitério em Batatais. Com isso, os espaços existentes no município estão acabando, mesmo com os cemitérios Bom Jesus e da Saudade ampliados ‘além do limite’, com utilização de áreas verdes e até ocupação da área de estacionamento.
No recente relatório de transição, o Prefeito Juninho Gaspar apresentou o quadro demonstrativo da quantidade de pessoas sepultadas nos cemitérios do município, que tem uma média de 480 sepultamentos por ano, excetuando-se o ano de 2020, que apresentou o total de 492 sepultamentos até o dia 2 de dezembro. O próprio Prefeito alertou para a necessidade da implantação de um novo cemitério no município, o mais breve possível, tendo em vista que a ampliação efetuada no Cemitério da Saudade, permite a construção de 290 sepulturas, e que até o início de dezembro de 2020 já haviam sido utilizadas 116 sepulturas.
Onde implantar? Qual o investimento? Cemitério ecológico ou convencional? São perguntas que a nova Administração precisará rapidamente responder, uma vez que a cada dia que passa o prazo vai se esgotando e, em breve, Batatais não terá mais sepulturas disponíveis para que as famílias enterrem aqui seus entes queridos. Vale ressaltar ainda que para o licenciamento ambiental de novos cemitérios é necessário o cumprimento de uma série de exigências.