O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma iniciativa do Inep para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, a partir da combinação entre a proficiência dos estudantes, obtida no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e o indicador de taxa de aprovação, que tem influência na eficiência do fluxo escolar e é obtido por meio do Censo Escolar.
Entre as escolas que atingiram ou superaram as metas, destaca-se a EMEB José Braga Morato que tinha como meta 6,4 e atingiu 6,6 e a Escola Professor Geraldo Tristão de Lima que tinha como meta 6,3 e atingiu o resultado de 6,4. A escola que apresentou o pior resultado foi a EMEB Professora Célia Bueno Cavalcanti de Alburquer que tinha como meta 6,2 e atingiu 5,5. Não há resultado da EMEB Professora Esther Vianna Bologna e do Sesi 235 Cento Educacional. Destaca-se com o melhor resultado a escola Monsenhor Joaquim Alves Ferreira que atingiu a meta de 7,6 ficando em 248º do ranking do estado, observado que em todo o Estado de São Paulo há 7.423 escolas do ensino fundamental. Veja no quadro 1 abaixo o resultado por escola de Batatais.
Entre as escolas do ensino médio a ETEC Antônio de Pádua Cardoso foi a única que superou a meta, tinha que atingir 5,4 e atingiu 5,7. O estado de SP tem 4.248 escolas do ensino médio e a ETEC Antonio de Pádua Cardoso ficou na 192º posição do ranking estadual. A Escola Candido Portinari tinha como meta 3,8 e atingiu 3,9. As escolas Dr. Washington Luis atingiu a meta prevista de 4,0 e a escola Professora Maria Virgínia Mansur Biagi tinha atingiu a meta de 4,6. Não há resultados das escolas Silvio de Almeida, Antônio Augusto Lopes de Oliveira Júnior e do Sesi (QUADRO 2).
Escolas que não possuem IDEB calculado enquadram-se como escolas privadas, de educação especial, escolas públicas que oferecem ensino fundamental e/ou ensino médio que não realizaram o SAEB por terem menos de 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas, conforme declaração prestada ao Censo Escolar 2019, escolas pertencentes às redes municipais que não aderiram ao SAEB 2019, escolas que realizaram o SAEB 2019, mas não prestaram informação ao Censo Escolar sobre os alunos aprovados e, por isso, não tiveram a taxa de aprovação calculada; escolas em que o número de alunos participantes do SAEB 2019 não alcançou 80% dos alunos matriculados na etapa avaliada (Portaria 366, de29/04/2019). O resultado final do IDEB das escolas públicas você confere no quadro acima (Quadro 3).
O Secretário Municipal da Educação, Vitor Hugo Junqueira comentou que em uma análise comparativa entre 2017 e 2019, na rede pública ocorreu uma variação de 6.7 para 6.6 nos anos iniciais e um crescimento de 5.1 para 5.2 nos anos finais do Ensino Fundamental. No Ensino médio o crescimento foi de 4.3 para 4.6. Ressalta que o IDEB resulta da avaliação da aprendizagem (prova do SAEB) e do fluxo escolar (aprovações) e as variações entre uma edição e outra são comuns, especialmente, no momento de implementação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mudança governamental.
Finaliza dizendo que é importante destacar que o IDEB é uma das formas de avaliar as redes, as escolas e os estudantes, que combinado a outras avaliações (internas e externas) contribui para definir objetivos e ações visando avançar na qualidade educacional. Os dados comparativos e gerais mostram que o município possui uma rede educacional com bons indicadores, mas ainda com grandes desafios a serem superados, para as quais o envolvimento e esforço dos gestores e de toda a comunidade escolar são fundamentais.
Luiz Carlos Figueiredo
Na Rede Municipal a Escola Anna Bonagura foi a melhor no IDEB
Com nota 7,2 a Escola Profª Anna Bonagura de Andrade, localizada no Jardim Elena, foi a melhor pontuada pelo Ideb na Rede Municipal de Ensino. A direção da unidade nos informou que em 2019 eram duas classes de 5º ano e os 48 alunos realizaram a Prova Brasil, sendo todos promovidos no final do ano letivo. “Ficamos felizes com o resultado do IDEB. Trabalho realizado juntamente com alunos, professores, comunidade escolar, funcionários, gestão e Secretaria Municipal de Educação. Conquista esta alcançada com alunos interessados, professores motivadores e com vontade de trabalhar, famílias presentes e participativas, consciente da responsabilidade pela educação dos filhos firmada na parceria família/escola, equipe escolar envolvida no dia a dia para um melhor ensino/aprendizagem dos alunos e o apoio e parceria da equipe da Secretaria Municipal de Educação”, destacou a Diretora, Eloisa Prado Bernardes de Oliveira Marinheiro
Questionada sobre quais são os diferenciais da escola, a diretora afirmou que “o diferencial é que a Escola Anna Bonagura, carinhosamente chamada de EABA, deu seu ponto de partida no seu lema: “Um a um, nenhum a menos”. Resultado disso: acolhimento, confiança, envolvimento, parceria, transparência. Sucesso garantido no esforço de cada um na busca de uma Educação de qualidade. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos nessa conquista e salientar que a parceria entre família e escola é essencial para o alcance de bons resultados”, salientou.