Desde o surgimento das primeiras gravações em long-plays no início do século passado, artistas de todo mundo descobriram uma mina de ouro para venda de discos, com um forte apelo emocional, comum em praticamente todas as partes do globo terrestre: músicas natalinas.
Final de ano chegando, e as gravadoras providenciavam uma enxurrada de lançamentos de discos com papais noéis, renas, pinheiros enfeitados e embrulhos de presentes nas capas, e claro, o nome daquele cantor/cantora/banda do momento estampando em letras maiúsculas douradas e luminosas. Detalhe: a maioria das músicas com o mesmo formato, e de qualidade quase sempre duvidosa e descartável. Mas esse artigo é para refletir sobre uma composição específica, e que desde seu lançamento 52 anos atrás, mantém sua relevância.
John Lennon compôs “Happy Xmas (War Is Over)”, junto com sua esposa Yoko Ono, que foi lançada em 1971 como single de Natal. Na época, os Estados Unidos estavam envolvidos na guerra do Vietnã, e Lennon, pacifista que era, aproveitou sua enorme popularidade para compor uma canção natalina diferente, mostrando o que todos já sabiam: que seu talento estava sim décadas à frente da sua geração.
A composição tem uma harmonia cativante sim, mas ainda hoje é reconhecida por suas letras reflexivas e sua mensagem de paz e esperança, com um apelo explícito para acabar com a guerra que ocorria naquele momento no território asiático. Para ele, como comemorar o Natal, com jovens soldados se matando sem motivos?
A música acabou se tornando uma espécie de hino. A frase “War is over, if you want it” (A guerra acabou, se você quiser) é repetida várias vezes ao longo da canção. Lennon e Ono estavam profundamente envolvidos em atividades pacifistas e protestos contra a guerra do Vietnã, e essa mensagem reafirmava seu compromisso com a paz mundial. Mas ela não apenas expressava o desejo de paz, mas também desafiava os ouvintes a agirem para alcançar essa paz.
Também continha uma provocação, questionando aos ouvintes o que fizeram no ano que passou e quais as esperanças para o futuro. Ou seja, não se tratava de uma música festiva, mas para pensar. Ao incluir a frase “And so this is Christmas” (E então é Natal…), a música criava um senso de unidade e reflexão coletiva sobre o significado do Natal e do ano que estava chegando ao fim.
Outra mensagem implícita foi a utilização de crianças no coro, o que deu à música um tom otimista e inocente, ressaltando a ideia de que a paz era um presente para as futuras gerações. Isso também contribui para tornar a mensagem mais universal, atemporal, e simpática ao público em geral. Mais uma sacada de gênio… de um gênio!
“Happy Xmas (War Is Over)” é mais do que uma simples canção de Natal. É uma declaração artística que incorpora mensagens de paz, reflexão, esperança e ação, e que refletiram o compromisso de John Lennon e Yoko Ono com causas sociais e seu desejo de um mundo mais pacífico. O uso de um produto comercial, para uma finalidade nobre. É por isso que, entra natal, sai natal, John Lennon sempre estará presente!
PS: e vamos combinar: John Lennon, não a Simone, pelamor hein!!!