O vírus da gripe, que já matou 220 pessoas neste ano em todo o Brasil, segundo o balanço recente do Ministério da Saúde, fez duas vítimas fatais também em nosso Município somente em 2019. A Secretária de Saúde, Luciana Nazar Arantes, confirmou a segunda morte por H1N1 na semana passada. “Tivemos duas mortes confirmadas por H1N1 em Batatais. Um idoso no início do ano e um jovem, que infelizmente tinha um pulmão comprometido, que o levou a ser um paciente de risco, que não resistiu”, relatou.
O Ministério da Saúde não atingiu, neste ano, a meta de vacinar 90% do grupo prioritário entre 10 de abril e 31 de maio. A cobertura ficou em torno de 80%. O grupo inclui categorias como gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de seis anos e idosos. Em Batatais, cerca de 91% do público alvo foi vacinado, mas a Secretaria continua alertando para a necessidade da prevenção. “Fizemos um pedido e chegaram, nessa semana, mais 2500 doses da vacina, mas não sabemos se teremos mais doses disponíveis. Então reforçamos para o público alvo, crianças até 6 anos de idade, idosos e gestantes, que ainda não receberam as doses, para que procurem as unidades de saúde, lembrando que nesse momento a vacinação está aberta para todos os públicos”, disse Luciana.
A Secretária lembrou que as vacinas estão sendo aplicadas desde o final de maio, sendo aberta para toda a comunidade há duas semanas. “A responsabilidade de prevenção é de todos. Mais de 7 mil doses já foram aplicadas depois que abrimos para a população. A vacina continuará disponível até terminar a última dose. Lembro que precisa levar o Cartão SUS para que a equipe de atendimento dê baixa na dose aplicada”, destacou.