/Gráficos demonstram o momento da pandemia e revelam a importância da vacinação

Gráficos demonstram o momento da pandemia e revelam a importância da vacinação

Os gráficos atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com dados mensais até o mês de janeiro deste ano, demonstram a enorme evolução da contaminação pela Covid-19 em Batatais. O mês passado contabilizou 3791 casos confirmados da doença e 9 mortes. A possível variante Ômicron, mais contagiosa, fez explodir o registro diário de contaminados e, infelizmente, foram contabilizadas novas mortes.

“Percebemos que a curva de novos casos começa a dar sinais de melhora, mas a população precisa ficar muito atenta, pois temos ainda um grande número de pessoas contaminadas em isolamento domiciliar”, ressaltou a Secretaria Bruna Toneti.

A Vigilância Epidemiológica segue solicitando que a população fique atenta para as convocações da Campanha de Vacinação e que mantenha a utilização de máscaras, álcool em gel e que evite aglomerações.

A Secretaria Municipal de Saúde, observando os dados de dois momentos críticos da pandemia na cidade, lembra que em 2021, no pior momento, Batatais contabilizou 1824 casos da doença e 41 mortes no mês de maio, o que, em face dos 3791 casos e 9 óbitos contabilizados neste mês de janeiro de 2022, por si só comprova a menor letalidade da variante Ômicron em relação a variante Delta, predominante no pico de 2021, ressaltando que ainda é aguardada a oficialização do GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) da circulação da nova variante na cidade. “É a realidade que nossa cidade e todo o mundo vêm apresentando. Quanto mais pessoas vacinadas, maior a segurança de todos, com mais vidas sendo salvas”, destacou a Secretária Bruna Toneti.

Semana teve mais registros de óbitos pela covid-19 em Batatais

O Comitê Técnico da Covid-19, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica, informaram que até a quinta-feira, 3 de fevereiro, o município somava 30980 notificações relacionadas ao novo coronavírus. São mais de 12 mil casos confirmados, sendo 11295 recuperados, 186 mortes e 802 estavam em isolamento domiciliar.

Na quarta-feira, dia 2, foram confirmadas mais 3 vidas perdidas pela doença, sendo dois homens, de 57 e 73 anos e uma mulher de 89 anos. No final desta semana haviam 4 pacientes internados e outros 3 óbitos estavam em investigação, sendo dois homens, de 53 anos e 80 anos e uma mulher de 72 anos, aguardando análise da Declaração de Óbito pela Vigilância Epidemiológica. A solicitação é para que a população mantenha as medidas de proteção: usem máscara, evitem aglomerações e higienizem bem as mãos.