O ‘Mundo das Invenções’ é um Projeto criado para atender crianças, adolescentes e amantes de ciências e tecnologias. O trabalho teve início em abril de 2017 e se mantem até os dias atuais em um espaço com aproximadamente 10 m², também conhecido como laboratório de garagem, porque literalmente é numa garagem mesmo no Jardim Helena, em Batatais. Tudo começou com a ideia de criar um Projeto para crianças a partir oito anos, que envolvesse disciplinas e conteúdos apresentados nas escolas com a produção de atividades práticas e experimentais. Esse método é conhecido como cultura ‘Maker’, muito difundida em países da Europa e Estados Unidos. Aqui no Brasil é conhecido como ‘aprendizado mão na massa ou faça você mesmo’.
Com o avanço das habilidades e conhecimentos, os alunos passam por áreas de conhecimento distintas. Começa com parte mecânica ou de construção, em seguida eletrônica e por último, programação. Em junho do ano passado, foi proposto para um grupo de quatro crianças o desafio de criar um robô para disputar a etapa regional da OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica. Foi um ano de trabalho e pesquisa para desenvolver um projeto robótico que atendesse as regras da competição. Em resumo a OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica com o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.
O grupo composto pelos alunos José Renato Pereira da Silva, Matheus Henrique Ferrão, Heitor Silva Santana, Henrique Vieira de Carvalho, tendo Lucas Postigo Naves, como monitor, teve que se esforçar muito para poder criar e apresentar um robô completamente autônomo, em que num ambiente hostil (simulado), recebe a tarefa de resgatar vítimas sem interferência humana. O robô deveria ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas desse desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados. Após um ano de trabalho foi criado o ‘Simprão’. Um robô constituído por componentes eletrônicos, microcontrolador Arduino e com a maior parte das peças produzidas em impressora 3D.
A competição aconteceu no domingo, 16 de junho, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – Universidade de São Paulo, em São Carlos. “Competimos com aproximadamente 40 equipes da categoria nível 1, de várias cidades do interior do estado. Como foi a nossa primeira participação nesse evento, o resultado surpreendeu a todos”, disse o monitor Lucas Postigo Naves.
Eles ficaram com a quarta colocação, já conseguindo vaga para a etapa estadual, que ocorrerá em 31 de agosto no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana ‘Padre Sabóia de Medeiros’, em São Bernardo do Campo. “Espero que esse projeto ajude a estimular mais crianças da nossa cidade e também levar o nome de Batatais para mais uma área, a qual está sendo muito discutido e valorizado esse tema”, afirmou Carlos Renato da Silva, incentivador e colaborador.
Homepage
>
Notícias
>
Diversão
>
Garotos batataenses se destacaram na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica