Há poucas edições, realizamos uma enquete para saber a opinião dos leitores sobre a retomada do esporte mais popular do país, o futebol, que está paralisado desde o mês de março. Dos 70 entrevistados, 65% foi contra e 25% a favor a volta. Desde o início da pandemia não faltaram especulações sobre o retorno e enfim chegou a uma luz, mesmo sem o fim da pandemia. Na última semana o Presidente da CBF (Comissão Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, afirmou que o Campeonato Brasileiro está definido para ter início no dia 9 de agosto. Porém, uma polêmica se iniciou após o Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), se manifestar dizendo que os clubes paulistas não estão autorizados a jogar a competição nacional até que se termine o estadual. A CBF em nota rebateu o governador dizendo ter sintonia e o apoio com os clubes de São Paulo. “Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, as datas de 9 de agosto, para o início da Série A do Campeonato Brasileiro, e 8 de agosto para início da Série B.”, diz o trecho da nota.
A Federação Paulista também se manifestou sobre o reinício do estadual e declarou que precisa de apenas 6 datas para a competição ser finalizada. Depois da polêmica, João Doria se reuniu com o presidente da Federação, Reinaldo Carneiro Bastos, e anunciou sua autorização para o reinício do Campeonato Paulista no dia 22 de julho. Sendo assim, a competição será finalizada no dia 8 de agosto, um dia antes do início do Brasileiro. O estadual voltará, mas com jogos sem torcidas, testes em massa de todos os envolvidos e partidas somente nas cidades na fase amarela. Porém, a competição deve voltar apenas nas séries A e B. Já pela série A 3, divisão em que disputa o Batatais Futebol Clube ainda não tem um prazo para o retorno. O Presidente do fantasma, Marcos Leandro nos disse que ainda não há uma previsão para a volta dos treinos.
O fato é que a retomada do futebol no país está oficialmente definida, para o fim de julho e começo de agosto, mas seguindo todos os protocolos sanitários, assim como está ocorrendo no continente Europeu.