Forças policiais se uniram para deflagrar, na madrugada de terça-feira, 3 de outubro, a Operação Impacto, uma ação conjunta que envolveu a Polícia Militar, a Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal) de Batatais. A ação teve como objetivo principal o cumprimento de mandados judiciais e a contenção dos índices criminais na cidade. O trabalho começou com a concentração das equipes na avenida Prefeito Washington Luís, nas primeiras horas do dia. A operação contou com o apoio de cerca de 20 veículos, envolvidos no combate à criminalidade e na garantia da segurança da população. Além da Força Tática, do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) e do Canil, a Polícia Militar participou da operação também com o grupamento aéreo, com o helicóptero Águia, que sobrevoou a cidade, auxiliando nas ações de monitoramento e coordenação das equipes em terra.
“A operação Impacto, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com os municípios, demonstra o empenho de todos em manter a ordem pública em Batatais e combater a criminalidade, garantindo a tranquilidade da população. A parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil e a GCM é essencial para o fortalecimento da segurança na cidade. A Operação Impacto reforça o nosso compromisso em trabalhar incansavelmente para garantir mais segurança, cumprindo a missão de proteger e servir a população de Batatais”, disse o prefeito Juninho Gaspar, que acompanhou o início da Operação Impacto.
A polícia não divulgou o número de prisões realizadas, nem mesmo a quantidade de drogas apreendido, mas, o trabalho serviu para reduzir o número de ocorrências nos últimos dias na cidade.