Município já está desde 23 de março com comércio aberto
O município de Batatais contabilizava, até o fechamento dessa edição, 20 casos positivos para Covid-19. As informações, que continuam sendo atualizadas diariamente por lives no Facebook e boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, revelam a evolução da contaminação dentro do município, onde existem 14 pessoas curadas, 5 em tratamento e 1 óbito registrado. Outras 194 pessoas testaram negativo, conforme o último boletim epidemiológico.
A Secretária Luciana Nazar Arantes vem cobrando sistematicamente o uso da máscara e o distanciamento social, ressaltando que entre as últimas pessoas que se contaminaram na cidade foram profissionais de saúde e seus familiares. “Voltamos a discutir a questão da importância do uso da máscara, do distanciamento social, para vocês virem o tanto que esse vírus é transmissor. O quanto que ele passa de um para o outro”, dizendo que a transmissão acontece até mesmo a partir de profissionais de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde, o nosso município está entre os da fase 2, 3 e 4, do Plano de Retomada das atividades pelo Governo do Estado de São Paulo, que poderão flexibilizar o comércio. Nosso município já tinha flexibilizado a abertura dos estabelecimentos comerciais por decreto desde o dia 23 de março. “Então, nós já estamos com o nosso comércio flexibilizado nesse momento e vamos seguir as orientações. Aquilo que já está aberto, permanecerá, com a fiscalização e autuação para aqueles que não estiverem seguindo as regras”, destacou. O Decreto do Governador não prevê para a nossa região a liberação de escolas, bares, restaurantes e igrejas. “Cientistas e pesquisadores dizem que esse mês, por ser de frio, onde aumentam os registros de doenças respiratórias, está projetado para a nossa região um aumento de casos de Covid 19. Isso não possibilita a abertura de mais nada por enquanto”, frisou a Secretária Luciana, em transmissão realizada pela internet.
Secretaria divulga Nota Oficial sobre a questão das reuniões religiosas
“A Secretaria de Saúde de Batatais e o Comitê Técnico do Covid 19 solidarizam-se com a importância da retomada das reuniões religiosas presenciais. Em meio a esta Pandemia torna-se ainda mais importante para cada cidadão viver e expressar a sua fé. Temos trabalhado arduamente no cuidado, combate e prevenção ao Coronavírus para que nossa cidade sofra minimamente e que o máximo de vidas sejam salvas neste período de Pandemia. Fazemos isto pois estamos cumprindo a missão que nos foi entregue para o cuidado da saúde da nossa cidade. Á partir de 1º de junho estaremos sob as regras de um novo Decreto Estadual que permitirá a abertura gradual das empresas e reuniões e precisamos respeitá-lo, pois é o melhor caminho para que saíamos mais rápido do isolamento. O livro sagrado para religiões judaico-cristãs, nossa Bíblia no livro de Eclesiastes diz que ‘Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu’. Vivemos um tempo de afastamento, de pouco contato, sem abraços, um tempo ruim, porém necessário. Seguimos nosso trabalho na firme convicção de que muito em breve será tempo de comemorar, rir e se abraçar, mas nesse momento pedimos para que você, segundo a sua fé, ore para que esta Pandemia termine logo, para que nossos profissionais de saúde e o nosso povo seja protegido, e que possamos sempre tomar as decisões mais acertadas e que elas estejam sempre alinhadas com os planos de Deus para nossas vidas. Afinal cremos que não cai uma folha da árvore sem que Deus queira e que o momento que estamos vivendo teve a permissão de Deus para acontecer…que esse tempo seja também de reflexão, aceitação e de atitudes que acima de tudo estejam em conexão com a palavra de Deus”.