Pelas medições realizadas pelo Batea e pela Usina Batatais o nosso Município apresentou nesse início do ano um volume de chuvas acima da média anual para esse período. O mês de fevereiro, no entanto foi mais chuvoso, com 320 milímetros contabilizados pelo Batea e 371 milímetros aferidos pela Usina Batatais. Para que a população tenha uma ideia, de acordo com o Portal de Meteorologia Climatempo a pluviosidade média anual de Batatais é 1565 mm, o que daria 130 milímetros por mês.
Se levarmos em consideração apenas os dados da Usina Batatais, que mantém a divulgação sistemática em seu site, fevereiro de 2020 foi o mais chuvoso dos últimos 10 anos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a configuração de uma zona de convergência do Atlântico Sul provocou o maior volume de chuvas durante esse mês de fevereiro. Para março, a previsão do tempo não mostra grandes mudanças: as chuvas se mantém no centro-norte, Sudeste e parte do Nordeste. O Climatempo aponta que em 14 dias do mês de março existe a possibilidade de chuvas em Batatais, o que pode acabar atrasando ainda mais as obras de contenção de enchentes, em andamento na Avenida Dr. Oswaldo Scatena.