A Federação Paulista de Futebol definiu os grupos para a disputa da Copa Paulista de 2021, que terá o pontapé inicial no dia 14 de setembro. Com 17 clubes em disputa, a entidade dividiu a competição em quatro grupos. Inicialmente a entidade havia programado a competição para 32 equipes, sendo 12 da primeira divisão do Paulistão, 11 da Série A2 e mais 9 da Série A3. Mas, muitas equipes desistiram da disputa por falta de estrutura e de apoio da Federação durante a pandemia. Com as desistências a Copinha ficou resumida a dezessete equipes.
O Batatais não conseguiu classificação, já que somente os nove primeiros colocados da Série A3 do Paulista tinham direito à vaga. O clube terminou na 15° colocação, sendo inclusive rebaixado para a Bezinha. O presidente do clube, Marcos Leandro, afirmou, ao Portal A7 Esportes, que se houvesse o convite o Batatais aceitaria disputar a competição, o que acabou não ocorrendo.
Somente 4 equipes da Série A3 estarão na Copinha. O Noroeste, com a melhor campanha na competição, Capivariano, Primavera e Comercial. O atual campeão do Paulista A3, o Linense, não disputará.
A atual campeã da competição, a Portuguesa, caiu na chave 4 ao lado de São Caetano, Atibaia, Taubaté e Juventus, única que possui cinco equipes. As demais chaves ficaram da seguinte forma: Chave 1 – Botafogo, Velo Club, Comercial, Votuporanguense; Chave 2 – São Bento, Rio Claro, XV de Piracicaba e Noroeste; e Chave 3 – Santos Sub-23, São Bernardo FC, Primavera e EC São Bernardo. O campeão da Copa Paulista tem a opção de escolher entre uma vaga para a próxima Copa do Brasil ou do Campeonato Brasileiro da Série D. O vice-campeão fica com a outra opção que restar.