A Farmácia Solidária, mantida na parceria da Loja Maçônica Washington Luis, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Saúde, está nesse período de pandemia com horário de atendimento das 14h15 às 18h15.
Segundo o presidente da Loja, Rudolf Kamensek Júnior, das 14h15 às 16h15 é feita apenas a recepção, para quem deseja doar qualquer tipo de medicamento que por ventura não esteja fazendo uso. Já no horário das 16h15 às 18h15, com a presença da Farmacêutica Erika, além da recepção também é realizada a entrega dos remédios, sempre mediante apresentação de receita médica.
Com atendimento no prédio anexo ao tempo da Loja Maçônica Washington Luis, na Avenida 14 de março, 1490, a Farmácia Solidária só trabalha com doações. Laboratórios, médicos, entidades e a população de uma forma geral são chamados a fazer parte desse projeto social. “Temos que agradecer sempre a todos que colaboram. Importante ressaltar que os medicamentos recebidos passam por triagem e aqueles que não podem ser aproveitados, ou estejam vencidos, são encaminhados para incineração por empresa especializada. A missão da Farmácia é de auxiliar o programa de distribuição gratuita de medicamentos do município, além manter uma ação permanente que busca orientar sobre o uso correto de medicamentos, dos riscos da automedicação e da importância do comprometimento do paciente com o seu tratamento”, informou Rudolf, que lembrou também que as pessoas que procurarem o serviço devem ficar atentas para as recomendações da saúde pública. A Farmácia está atendendo com senha, cadeiras de espera distante uma das outras e entrada somente com máscaras.
As pessoas também podem levar os medicamentos nos supermercados Nori e Real, que possuem caixas de coleta, organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade.