A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) defende manter a data original do Dia das Mães, que é comemorado tradicionalmente no segundo domingo do mês de maio.
A entidade que representa as Associações Comerciais do Estado de São Paulo, é contrária à alteração do Dia das Mães para agosto, conforme proposto pelo governador João Doria.
A Facesp protocolou pedido ao governo estadual para que o comércio seja parcialmente reaberto a partir do dia 1º de maio, Dia do Trabalho. A reabertura seguiria as recomendações do Ministério da Saúde, para evitar o avanço do contágio do novo coronavírus.
A decisão do governador é reabrir o comércio somente em 11 de maio. Para a Facesp a reabertura do comércio no dia 11 de maio irá prejudicar os comerciantes, tendo em vista que o Dia das Mães é o segundo principal evento de movimentação do comércio no país.
De acordo com estimativa das entidades, a queda no movimento das vendas do Dia das Mães pode ultrapassar 90% caso o comércio se mantenha fechado. Fonte: Facesp / ACE Batatais