O carnaval com as escolas de samba de Batatais será resgatado em 2024, numa ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Os desfiles serão realizados no Sambódromo Carlos Henrique Cândido Alves. Das atuais cinco escolas que o nosso município possui, três conseguiram apresentar toda a documentação a tempo no processo de chamamento público, a forma que a administração definiu para formalizar a contratação das agremiações carnavalescas. Acadêmicos do Samba, Unidos do Morro e Unidos da Liberdade já estão trabalhando para colocar na passarela do samba um grande espetáculo de cores, luzes, energia e alegria. A nossa equipe fez as mesmas perguntas para integrantes das três escolas:
1- Qual a expectativa para o retorno dos desfiles?
2 – O que a escola está preparando?
3 – Como fazer a população voltar a se envolver e participar da festa?
4 – A importância do carnaval tradicional de Batatais, com as escolas de samba?
5 – Qual será o enredo da agremiação?
Volnei José Barbosa – Carnavalesco da Unidos da Liberdade
1: Bom, a expectativa é a melhor possível, depois de tanto tempo sem os desfiles parece que tudo é novidade, mas acho que vai ser muito bom.
2: A preparação da Liberdade é para fazer um dos melhores carnavais já apresentado. A Liberdade vem com tudo para os desfiles e vamos fazer o sambódromo vibrar
3: Tudo é questão de planejamento, uma boa divulgação por parte do poder público, e com isso as pessoas voltarão. Isso já aconteceu anos atrás e depois voltou tudo ao normal e agora não vai ser diferente, pode ter certeza.
4: Eu acho que culturalmente as escolas de samba são um dos pilares mais importantes para uma população. Dentro de uma escola de samba tem tudo aquilo que nós defendemos, como inclusão social, respeito com os idosos, como a velha guarda e a ala das baianas, não tem preconceito. Aqui o gay é o destaque, o negro é protagonista e ninguém é contra. Isso é de um valor sem tamanho.
5: Nosso enredo ainda não posso divulgar, mais em breve vamos fazer o lançamento. Pode ter certeza que vem muitas novidades por aí!
Thamiel Tostes – Diretor da Escola Unidos do Morro
1: A expectativa é de muito trabalho, mas também de muito entusiasmo por, enfim, termos o carnaval de volta. A comunidade do Morro está se movimentando, e bastante gente tem nos procurado para ajudar na criação do carnaval, fazer inscrições ou reservar destaques.
2: A Unidos do Morro está preparando um retorno técnico e com muito azul e branco. Vamos reviver enredos históricos e novamente sentir a vibração da bateria Tsunami. A programação já está pronta e estamos a todo vapor na produção das fantasias e alegorias.
3: Acreditamos que esse será o maior desafio, pois são mais de cinco anos sem os desfiles. A ideia é divulgar o evento ao máximo, tanto nas redes sociais quanto na TV e nos jornais. Em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Turismo, as escolas promoverão vários eventos com o intuito de chamar a população e movimentar a cidade.
4: O desfile de escolas de samba é um dos principais motivos que transformaram nossa cidade em estância turística. Através dos desfiles, nós conseguimos transmitir cultura, gerar visibilidade e atrair turistas para nossa cidade. O carnaval proporciona um ambiente onde as pessoas podem se unir, independentemente de suas diferenças sociais, econômicas ou étnicas, promovendo assim a integração social e fortalecendo os laços comunitários.
5: Em 2024, a Unidos do Morro levará para o sambódromo o enredo: “Morro, uma pérola do carnaval”. Esse enredo homenageará a própria escola e seus integrantes e contará de forma cronológica e visualmente grandiosa toda a história de 30 anos da agremiação.
Murilo Henrique da Silva Galerani – presidente da Acadêmicos do Samba
1: A expectativa é das melhores, um retorno que estamos trabalhando depois do período de pandemia, estamos felizes e ansiosos pelo retorno na passarela do samba.
2: A Acadêmicos do Samba vem trabalhando desde março após a última apresentação em Batatais, atualizando sua documentação, registros e pagamentos de tarifas e débitos pendentes municipais, estaduais e federais. Desses últimos cinco anos, nossa maior preocupação foi estar apta para o chamamento público o quanto antes, buscamos aperfeiçoar e dar uma nova identidade a escola de samba. Atualizamos a logo, conseguimos o selo cultural e hoje temos o Título de Utilidade Pública e estamos buscando tornar ponto de Cultura e já estamos bem próximos a isso. Possuímos enredo para o carnaval 2024 e a diretoria optou por realizar uma seleção para o samba enredo 2024. Queremos realizar um excelente trabalho visando o desfile das escolas de samba, o resultado é uma consequência dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano, acreditamos no potencial da nossa escola de samba, na comunidade e diretoria que não está medindo esforços para o retorno do nosso carnaval.
3: Os desfiles das escolas de samba é maior festa popular e democrática de uma sociedade, principalmente as que estão inseridas locais periféricos com maior vulnerabilidade, portanto vemos a escola de samba como uma ferramenta formadora de pessoas com arte e cultura mantendo viva as manifestações culturais e tradicionais de nossa cidade, estado e país. Nosso maior desafio, depois da interrupção de nossos desfiles, é buscar novos foliões que ainda não conhecem a nossa festa, dois anos que antecederam a pandemia e depois desse período muitas crianças e adolescentes não presenciaram os desfiles de nossas escolas de samba, acreditamos que o retorno do carnaval do próximo ano seja fundamental para buscarmos esses novos foliões e dar sequência aos trabalhos e departamentos desenvolvidos dentro de uma escola de samba.
4: Manter viva as tradições, difundindo arte e cultura em nosso município, o desfile das escolas de samba foi uns dos pilares para transformar nossa cidade em Estância Turística no estado de São Paulo, estaremos sempre lutando para haver uma maior estabilidade dos desfiles das escolas para que esse trabalho não sofra mais interrupções com o passar dos anos.
5: O enredo será “Iaça! de suas lágrimas o fruto se fez brotar”, é um enredo com características de nossa escola de samba, que preserva as manifestações e gosta muito de abordar as lendas e histórias amazônicas.