/Expectativa: 8 cidades podem perder o título de Estância Turística do Estado ainda neste ano

Expectativa: 8 cidades podem perder o título de Estância Turística do Estado ainda neste ano

“Batatais segue evoluindo no turismo e aguardando resultado oficial”

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP) encaminhou recentemente um ofício para 8 cidades que, pelas informações extraoficiais, vão perder o título de Estância Turística neste ano de 2025. No documento, a entidade ressalta que o objetivo é que cada cidade prepare a defesa para apontar possíveis inconsistências na apuração dos dados. O ofício cita nominalmente oito municípios: Analândia, Aparecida, Eldorado, Embu das Artes, Guaratinguetá, Ilhabela, Pereira Barreto e São Luís do Paraitinga.
De acordo com a APRECESP, a solicitação é para que sejam apresentadas informações técnicas, jurídicas e outras considerações essenciais antes da publicação oficial do resultado, que pode ocorrer a qualquer momento. A entidade reforça que a participação dos municípios e o envolvimento conjunto com a associação serão fundamentais para a defesa dos interesses locais.
A Secretaria Estadual de Turismo não confirmou nenhuma informação ainda sobre o resultado do ranqueamento, apenas que a documentação com o resultado será encaminhada para a Assembleia Legislativa pelo gabinete do governador Tarcísio de Freitas. Lembrando que as estâncias e os municípios de interesse turístico finalizaram o preenchimento da plataforma do ranqueamento no primeiro semestre de 2024.
No caso de Batatais, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, a expectativa é pela divulgação oficial do ranqueamento. “São especulações, vamos aguardar a informação oficial do governo do estado para prestar qualquer opinião à respeito”, informou.
Ocorre que nos últimos anos o nosso município vem se destacando positivamente na qualificação de seus atrativos turísticos. A pasto do Turismo tem encabeçado diversas ações que reforçam a vocação local, como a criação de novos eventos e a ampliação dos tradicionais, que movimentam a economia e fortalecem a identidade cultural batataense.
O Turismo Rural também ganha cada vez mais espaço, com fazendas abrindo suas portas para o receptivo, proporcionando experiências ligadas à história, ao café e à natureza. A rota gastronômica, o cicloturismo e iniciativas inovadoras no calendário cultural complementam esse cenário, consolidando Batatais como um destino em crescimento e alinhado às novas tendências do setor.
Assim, mesmo aguardando o resultado oficial, Batatais mostra um caminho de evolução e fortalecimento do turismo, trabalhando para manter e valorizar o título de Estância Turística, com investimentos contínuos e diversificação de atrações que reforçam sua importância no mapa turístico paulista.