As aulas na Rede Municipal de Ensino têm retorno programado para o dia 7 de fevereiro. Cerca de 500 profissionais envolvidos para o atendimento de mais de 4.300 alunos. Segundo o Secretário de Educação, Prof. Victor Hugo Junqueira, tanto as creches como as escolas retornam de forma presencial nesta data. “Nas creches as primeiras semanas serão de adaptação, por isso, o atendimento será em período parcial. Terminada essa fase o atendimento retorna em período integral. Na primeira semana de aulas teremos reuniões de pais para passar todas as informações”, informou o secretário.
A preocupação com o novo surto de casos de Covid-19
A Secretaria Municipal de Educação informou que está avaliando diariamente a situação no município, sendo que neste primeiro momento mantém o retorno das aulas de forma presencial, reforçando os protocolos de segurança.
As unidades estão sendo organizadas para receber os alunos. “Nos últimos dias iniciamos a limpeza do mato e os serviços de manutenção elétrica e hidráulica. Além disso, estamos finalizando a contratação de profissionais para a substituição dos servidores que aposentaram ou finalizaram os contratos no final de 2021. Com relação a alimentação e o transporte escolar já estamos preparados para a volta as aulas”, afirmou Victor.
Reformas
Dentro da programação de melhorias das escolas municipais, está sendo concluída a reforma da Escola Paulo Roberto Faggioni, no Jardim Santa Rita. Na escola do Caic Prof. Gilberto Dalla Vechia está sendo construída uma cobertura e fechamento do pátio com gradil, para dar mais segurança e conforto. Nos próximos dias, segundo o secretário de educação, será licitada a reforma da Creche Dr. Péricles de Figueiredo Mendes. Outras escolas estão passando por melhorias como pintura, reforma de banheiros e troca de piso.
O desafio para 2022
Questionado sobre o maior desafio para esse ano, Victor ressaltou que será consolidar o processo de retomada das aulas presenciais com segurança e promover o avanço na aprendizagem dos estudantes, com apoios direcionados aos alunos com maiores dificuldades.