/EPTV na Escola: estudante da escola Esther Viana Bologna leva o primeiro lugar do concurso

EPTV na Escola: estudante da escola Esther Viana Bologna leva o primeiro lugar do concurso

Vitória da aluna Clara Geovanna Rafael é comemorada e comentada por sua professora

O EPTV na Escola é um concurso de redação que visa dar aos estudantes do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV Campinas, Ribeirão, Central (São Carlos) e Sul de Minas (Varginha) a oportunidade de escrever a cada ano sobre um tema da atualidade.
Os 15 estudantes classificados de cada município, exceto no Sul de Minas, onde são 5 alunos classificados por município, são presenteados com um dia de visita à sede da EPTV em sua devida região. Os dez melhores trabalhos da região são selecionados e os autores recebem prêmios e a oportunidade de produzir uma série de reportagens com base em seus próprios textos.
No EPTV na Escola de 2024, foram avaliadas as redações produzidas por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental a partir da temática “Inteligência Artificial: aliada ou inimiga do nosso futuro?”.
A vitória da batataense Clara Geovanna Rafael, aluna da escola Esther Viana Bologna, com o texto “Dos Flintstones aos Jetsons. E os Silvas?” destaca não só o talento da aluna, mas também o papel fundamental da educação fornecida pelos professores na formação de jovens talentos em Batatais.

Clara Geovanna Rafael e a professora Pamela Garbelini

Em entrevista exclusiva ao JC, Pamela Garbelini, professora de Clara, falou sobre o processo de aprendizagem na escola e a importância do professor em sala de aula. “O projeto EPTV na Escola é desenvolvido mediante orientação direta com os alunos. Inicialmente, apresentei a temática deste ano “Inteligência Artificial, aliada ou inimiga do nosso futuro” para posterior discussão em sala de aula. Em seguida, houve a intervenção com diferentes propostas, como vídeos explicativos e palestras com especialistas no assunto. Concluindo o trabalho, selecionei as melhores redações, pois a orientação individualizada faz parte de todo o processo de construção da redação.”, explicou Pâmela.
A professora disse ainda que desafios fazem parte do processo , como a contextualização do tema à realidade do aluno e a percepção da importância do recurso aplicado em sua própria vida. Acredito, profundamente, na educação como transformadora de vidas. Este projeto impacta diretamente na realidade local, na instituição escolar e na individualidade do aluno, pois evidencia o que temos de melhor, a nossa melhor versão”, reiterou.
O reconhecimento da vitória de Clara Geovanna, segundo Pamela, representa a coroação de um longo processo. “Enquanto profissional da educação, esse resultado é de extrema importância. É a realização pessoal e profissional de todo professor de Língua Portuguesa”, destacou.
Contar com a presença de uma equipe engajada e aliada à aprendizagem é o que viabiliza a produção e construção de qualquer atividade pedagógica, “O suporte faz total diferença na apresentação de resultados positivos internos, como também em eventos externos”, afirma Pâmela.
O EPTV na Escola propõe uma experiência enriquecedora e estimula a pesquisa e a integração aluno-professor. Clara e Pâmela servem de exemplo para que estudantes e professores possam trabalhar em equipe para conquistar resultados positivos na educação.