A Oficina Escola Eurípedes Barsanulfo buscando manter suas atividades está realizando uma campanha pedindo ‘socorro’. A ação, que utiliza o aplicativo ‘vakinha’ virtual, está sendo compartilhada pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook, onde a população em geral está sendo chamada a colaborar. “A Eliana Tercal, que trabalha na Câmara, e o Vereador Marcelo Arruda me deram a ideia da arrecadação dessa forma. Fizemos o cadastro da Campanha e estamos compartilhando para alcançar o resultado necessário, que é o de arrecadar R$ 65 mil até 16 de novembro”, informou Maria Terezinha Tercal de Souza, a conhecida Betinha, presidente da entidade. O dinheiro será utilizado para o pagamento de salários atrasados e ajudar a compor os salários de setembro e outubro.
Formalizada desde 1986 a Oficina Escola, que funciona na Rua Arthur Lopes de Oliveira, 363, foi iniciada a partir das atividades do Centro Espírita Eurípides Barsanulfo. “No contato com as famílias fomos vendo que as necessidades eram maiores. Atendíamos a parte social, com apoio alimentar e roupas e passamos a oferecer formação profissional em música, apoio a gestantes, terapias alternativas na área de saúde, como quiropraxia, acupuntura, psicologia, massoterapia, yoga, nutrição, e também educação”, destacou Betinha. Atualmente a Oficina atende por mês 90 famílias fixas com apoio alimentar, 86 tratamentos terapêuticos, 105 crianças na educação da pré-escola ao ensino fundamental, 22 gestantes e 43 pessoas no coral musical. São 21 empregos diretos, um menor aprendiz e mais de 30 profissionais voluntários nas diversas áreas. A folha mensal da Instituição com salários é de R$ 39.700,00. “De valores fixos recebemos hoje o Fundeb para a pré-escola. Para manter os atendimentos reduzimos quadro de colaboradores no final do ano passado, no início deste ano e agora no segundo semestre. Isso onera os custos da Instituição no momento, a fim de desonerar depois. Fazemos campanhas e eventos o ano todo, telemarketing de apadrinhamento, tudo com objetivo de manter o atendimento a comunidade”, ressaltou.
A pessoa pode contribuir com qualquer valor no site www.vakinha.com.br. Ali digita o nome Campanha pede Socorro ou pode acessar pelo endereço eletrônico: http://vaka.me/720575.