Os Bombeiros Civis de Batatais existem, oficialmente, desde 2015 atuando de forma voluntária no município. A partir de 2016, com objetivo de ampliar seus horizontes, ingressaram na Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras, entidade internacional que trabalha sobre protocolos da ONU em qualquer parte do mundo. Desde a nomeação e ingresso na BUSF, a equipe vem se expandindo e hoje possui representantes em diversas cidades da região e até mesmo em outros estados, seguindo Batatais como modelo de trabalho. Sendo assim, municípios da região, mesmo sendo bem menores, como Sales Oliveira e Altinópolis, reconheceram a importância desse trabalho e o ganho para população decidindo aderir à ideia do Bombeiro Civil Voluntário no município.
No dia 20 de agosto foi realizada reunião em Sales Oliveira com o Comando Geral da BUSF e autoridades do município, estabelecendo a primeira parceria onde a cidade já cedeu um espaço para sede fixa da corporação e firmou convênio com a organização para implantação dos Bombeiros o mais breve possível. No dia 21 de agosto foi a vez de Altinópolis receber a equipe, onde na oportunidade o município também já cedeu o local fixo, que será totalmente reformado pela própria
59Bombeiros com autoridades em AltinópolisPrefeitura e entregue pronto aos Bombeiros para que possam iniciar seus trabalhos. “Vale salientar que o trabalho voluntário é composto por profissionais de diversas áreas que dedicam seu tempo de folga a ajudar a população, recebendo ajuda do Poder Público, iniciativa privada e órgãos estaduais e federais sendo assim uma excelente alternativa para não onerar os municípios e ter um serviço de qualidade a toda população. Seguindo a previsão do projeto é que os dois Grupamentos, Sales Oliveira e Altinópolis, fiquem prontos e comecem a atuar ainda esse ano. E o maior efetivo a compor os dois municípios são os Bombeiros Civis de Batatais”, informou o Coordenador da Força Tarefa para Emergências – Delegado Regional Celso Galinha Junior.
Enquanto cresce o trabalho em novas frentes, em Batatais sem reconhecimento e valorização por parte do Poder Público, os Bombeiros Civis vão mantendo os atendimentos emergenciais ‘voluntários’.