/Enquanto no Município não existe apoio, Bombeiros Civis de Batatais ampliam ações na região

Enquanto no Município não existe apoio, Bombeiros Civis de Batatais ampliam ações na região

Coordenador da Força Tarefa para Emergências – Delegado Regional
Celso Galinha Junior

Os Bombeiros Civis de Batatais existem, oficialmente, desde 2015 atuando de forma voluntária no município. A partir de 2016, com objetivo de ampliar seus horizontes, ingressaram na Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras, entidade internacional que trabalha sobre protocolos da ONU em qualquer parte do mundo. Desde a nomeação e ingresso na BUSF, a equipe vem se expandindo e hoje possui representantes em diversas cidades da região e até mesmo em outros estados, seguindo Batatais como modelo de trabalho. Sendo assim, municípios da região, mesmo sendo bem menores, como Sales Oliveira e Altinópolis, reconheceram a importância desse trabalho e o ganho para população decidindo aderir à ideia do Bombeiro Civil Voluntário no município.
No dia 20 de agosto foi realizada reunião em Sales Oliveira com o Comando Geral da BUSF e autoridades do município, estabelecendo a primeira parceria onde a cidade já cedeu um espaço para sede fixa da corporação e firmou convênio com a organização para implantação dos Bombeiros o mais breve possível. No dia 21 de agosto foi a vez de Altinópolis receber a equipe, onde na oportunidade o município também já cedeu o local fixo, que será totalmente reformado pela própria

59Bombeiros com autoridades em AltinópolisPrefeitura e entregue pronto aos Bombeiros para que possam iniciar seus trabalhos. “Vale salientar que o trabalho voluntário é composto por profissionais de diversas áreas que dedicam seu tempo de folga a ajudar a população, recebendo ajuda do Poder Público, iniciativa privada e órgãos estaduais e federais sendo assim uma excelente alternativa para não onerar os municípios e ter um serviço de qualidade a toda população. Seguindo a previsão do projeto é que os dois Grupamentos, Sales Oliveira e Altinópolis, fiquem prontos e comecem a atuar ainda esse ano. E o maior efetivo a compor os dois municípios são os Bombeiros Civis de Batatais”, informou o Coordenador da Força Tarefa para Emergências – Delegado Regional Celso Galinha Junior.
Enquanto cresce o trabalho em novas frentes, em Batatais sem reconhecimento e valorização por parte do Poder Público, os Bombeiros Civis vão mantendo os atendimentos emergenciais ‘voluntários’.