Os consumidores devem ter um alívio nas contas de luz neste ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que decidiu manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro de 2020. Em março, antes da pandemia, o órgão regulador estudava aumentar os valores no ciclo 20/21. “Trata-se de mais uma medida emergencial da agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19”, justificou a Aneel.
O sistema de bandeiras tarifárias levam em consideração os custos de geração de energia e se a situação está favorável nas usinas hidrelétricas. A bandeira verde é usada quando a produção está mais favorecida. Os custo extras já estão contemplados na chamada conta-covid, empréstimo ao setor elétrico feito junto a bancos públicos e privados, com o objetivo de aliviar os impactos da atual crise no setor elétrico.
Atualmente as tarifas têm os seguintes valores: Verde: sem cobrança. Amarela: R$ 1,34 por 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumida. Vermelha patamar 1: R$ 4,16 por 100 kWh. Fonte: Aneel