A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada na ultima segunda-feira, 4/12, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), indica que o endividamento alcança cerca de 76,6% das famílias brasileiras, que têm dívidas a vencer em cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e da casa.
A pesquisa indica que 10,9%, das pessoas não tem condições para pagar dívidas de meses anteriores. O maior percentual de dívidas em atraso (36,6%) ficou com os consumidores de baixa renda, com até três salários mínimos. Esses consumidores são os que têm maior probabilidade de não conseguir arcar com essas dívidas, representando 17,2%.
O cartão de crédito ainda é o mais usado pelos endividados, e atingiu 87,7% do total de devedores. Houve avanços também no crédito consignado.
As mulheres são as que mais relataram dificuldades de quitar todas as dívidas em dia. Elas alcançaram 30,1%, enquanto os homens chegaram a 28%.