Entre os dias 06 e 08 de dezembro, Batatais recebeu visita de inúmeros artistas e acadêmicos do universo das artes para participar do Encontro Multidisciplinar “Contemporaneidade e o Naïf”, uma realização da Prefeitura Municipal de Batatais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a NUAPI – Núcleo de Aprendizagem Princesa Isabel, além de parcerias firmadas com a Câmara Municipal, Museu Casa de Portinari e inúmeras empresas da cidade de Batatais e região na área de transporte, alimentação, publicidade e gráfica (Cachaça Sô Zé, Café Faraco, Café São Luiz, Costura Criativa, Gráfica Castelo, Magazine Luiza, Papelaria Mega e Rodonaves).
Durante esses três dias, foram realizadas visitas a pontos turísticos ligados às artes visuais da cidade e região (acervo de Portinari no Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, acervo de Cerezo Barredo na Igreja de Santa Rita e Museu Casa de Portinari em Brodowski), visita aos espaços do Natal Encantado, abertura de exposições na Estação Cultura (exposição especial com obras do AGASO e Salão Nacional de Arte Naïf), e no Espaço Cultural do Legislativo (Mostra Arte de Nosso Chão); assim como a realização de um simpósio com temas diversificados sobre arte, museu e educativo.
O movimento das artes visuais vem ganhando um novo fôlego em Batatais após a doação de mais de 100 obras de artistas de todo nosso país e algumas obras estrangeiras, pertencentes em sua maioria ao acervo da artista batataense Con Silva, além de obras doadas pelo MIMAN, Mini Museu de Arte Naïf de Paraty, Leandro Henrique Siena e Eveline Bergamini, para o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís, em março de 2023.
A união dos artistas locais na promoção de seus trabalhos pode ser observada como uma crescente na cidade, tanto nas ações públicas como também nas ações promovidas pelos coletivos e espaços culturais como: NUAPI, Espaço Fernando Faro, Grupo Ação, A Casa do Beija Flor, Filosofitas, Coletivo Bom Jesus, Feira Trecos e Cacarecos, Feirinha da Praça, conselhos municipais e muito mais.
Para quem ainda não foi visitar, a exposição “Arte de Nosso Chão” permanece até o dia 05 de janeiro de 2025, de segunda à sexta, das 08:30h às 12h e das 13h às 16:30h, no Salão Multifuncional do Espaço Cultural Legislativo. São cerca de 40 pinturas e desenhos de Arthur Zamboni, Dalva de Oliveira, Daniela Puntel, Denis Anhezini, Diani, Iremar Noronha, Júlia Bérgamo, Liderale, Luciana Fortini (Lou), Luís Sérgio Zamboni, Maclau de Mello, Rafael Faria, Rafael Martins, Rodrigo Chov e Sid Canelli.
Já na Estação Cultura, o Salão Nacional de Arte Naïf, com aproximadamente 80 pinturas de artistas de todo território nacional e artistas naïfs de Batatais, permanece em exposição até 06 de março de 2025, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Dentre os vários frutos colhidos por este movimento cultural, além de estreitar laços entre os artistas e promover o debate sobre as artes, o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís recebeu como doação, para a Galeria Con Silva Naïf, obras dos artistas: Adriano Dias (Guarabira/PB), Américo Poteiro (Goiânia/GO), Ana Granato (Poços de Caldas/MG), Anadéli (Poços de Caldas/MG), Analice Uchôa (João Pessoa /PB), André Cunha (Paraty/RJ), Bebeth Faber (Rio de Janeiro/RJ), Carlos Humberto (Rio de Janeiro/RJ), Carmen Garisto (São Mateus/ES), Carminha (Palmas/TO), Célia de Oliveira (Batatais/SP), Coletivo de Poços de Caldas (Aline/Alice/Genna/Ana Prado/Ana Granato/Anadéli/Mary/Roseli), Dadá Venceslau (João Pessoa/PB), Enzo Ferrara (Mogi das Cruzes/SP), Ge Guevara (Divinópolis /MG), Giba Ilhabela (Fortaleza/CE), Helena Vasconcelos (Goiânia/GO), Ivone Mendes (Olinda/PE), Jonas Silva (Rio de Janeiro/RJ), Laís Lima Sobreira (Santa Rita/PB), Marcos Melhado (São Paulo/SP), Patrícia Helney (Campo Grande /MS), Prisca Borda (Cabo Frio/RJ), Rimaro (Cuiabá/MT), Romeu (Santos/SP), Selvita (Goiânia/GO), Sete Genet-Piauhy (Teresina/PI), Shila Joaquim (São Mateus/ES), Takeo Kunimatsu (São Paulo/SP), Tânia de Maya Pedrosa (Maceió/AL), Tercília dos Santos (Florianópolis/SC), Zélia Lima (Campinas/SP) e Zezim (Barbacena/MG).
O acervo também recebeu das mãos de Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu Internacional de Arte Naïf (uma das maiores referências de arte naïf no mundo), obras dos artistas: Aparecida Azêdo, Gerson, Lia Mittarakis, Magda Mittarakis e Miranda.
“É um movimento de extremo valor e que mostra o potencial de Batatais nessa área. Queremos agradecer e cumprimentar todos os artistas, técnicos e parceiros que trabalharam, participaram e fizeram desse evento um grande sucesso”, destacou José Paulo Fernandes, que responde interinamente como secretário municipal de Cultura e Turismo.