A exemplo dos anos anteriores, as empresas Jumil, Marispan, Moraes Equipamentos Agrícolas e Fundição Batatais, estiveram presentes na 29ª edição da Agrishow apresentando seus produtos e serviços para mais de 190 mil pessoas que passaram pela feira.
A Agrishow tem sido a principal vitrine para as empresas do setor agropecuário de Batatais, superando as expectativas a cada ano. Durante os cinco dias da Agrishow as empresas montaram estruturas físicas e operacionais para o atendimento dos visitantes, na maioria, agricultores, agropecuaristas, revendedores, e profissionais do agronegócio.
“As empresas de Batatais, expositoras no Agrishow, demonstraram o o avanço tecnológico e o contínuo aperfeiçoamento de seus produtos, fator importante para se consolidarem no mercado, permitindo desta maneira a geração de empregos e o crescimento econômico de nossa cidade”, comentou Antônio dos Santos Moraes Júnior, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Batatais.
Confira como foi a participação das empresas de Batatais na Agrishow 2024.
JUMIL
Há mais de 87 anos no setor agrícola brasileiro, a JUMIL é uma das maiores empresas fabricante de implementos agrícolas no Brasil, reconhecida no mercado por prover soluções competitivas em PLANTIO, que promovam a produtividade de maneira rentável, sustentável e prósperas para os clientes.
Neste ano a Jumil apresentou soluções inovadoras para o campo, com maquinários de alta tecnologia, e o lançamento da Plantadeira Agilize – Autotransportável, tendo como principais diferenciais o alto poder de corte de palhada e molas pneumáticas, garantindo a uniformidade da profundidade das sementes.
Desenvolvida especialmente para trabalhar em terrenos irregulares, devido sua articulação central, em 2 corpos, a nova máquina possui angulações de 12° a 16°, conseguindo acompanhar as imperfeições do terreno e mantendo o plantio uniforme.
Ágil e autotransportável (fecha em 3.80 m) o que facilita as manobras em campo, como os deslocamentos por estradas, pontes, porteiras e entre talhões. Equipada com pneus mais largos conferem um maior contato com o solo, garantindo a segurança no transporte.
Possui sistema de monitoramento e controle precisos da taxa de sementes (economia) e adubos com um simples toque, através dos exclusivos sistemas EasyTech GII e EasyTech Eletric”, tendo um baixo custo de manutenção, devido à perfeita distribuição de peso da máquina, com apenas um cilindro por roda.
Segundo Gustavo de Morais Crivelenti, sucessor da empresa, da quarta geração, que atua no setor de validação e está em treinamento sucessório, a Jumil vem ao longo dos anos investindo em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos no segmento de plantio. Nos últimos dois anos foram lançados a Plantadeita Garra, a Expressa, a POP Cafeeira e a Precisa 8m3. Para este ano além da Plantadeira Agilize, foi lançado o motor EasyTech Eletric, a Plantadeira Terra T320 de 29 linhas de plantio.
Hoje, a Jumil figura como uma das principais empresas de implementos do mundo e precursora do agronegócio. Com seu foco no plantio, no principal evento de tecnologia agrícola do País, a Jumil segmenta a sua linha fabricando Plantadeiras, Semeadoras e Distribuidores, exportando para mais de 36 países.
MARISPAN
A Marispan inovou mais uma vez em seu estande, com um design moderno, mais interativo, com ampla área para a circulação dos visitantes. Entre as novidades a Marispan disponibilizou uma sala para treinamento de vendas para as revendas parceiras, com explicações sobre as partes técnicas de seu portfólio. Também foi montado um painel instagramável, onde os visitantes que marcaram a empresa em suas fotos ganharão um brinde. Essas mudanças foram pensadas para que as pessoas se conectem mais à marca.
Em seu espaço de exposição a Marispan destinou uma área para a demonstração e operações do carregador frontal M85, o carro chefe da Marispan, onde os agricultores puderam ver ou operar o equipamento. Outra novidade foi a criação de uma área para as crianças, filhos dos agricultores, poderem conhecer o “mini trator”, desenvolvido pela Marispan, desenvolvido especialmente para a Agrishow.
Na área de exposição apresentou sua linha de carregadores frontais, com destaque para a nova geração de carregadores frontais versão PHD, modelos 400 e 600, projetados para tratores de 50 a 90CV, com um novo design e inovações tecnológicas, proporcionando aos usuários uma combinação de eficiência e versatilidade.
O modelo PHD 400 foi projetado para tratores compactos, tem uma capacidade de carga de até 800kg e altura máxima de elevação de 2,8 metros. O modelo PHD 600 é ideal para tratores agrícolas, com capacidade de carga de 1.000kg e altura máxima de elevação de 3,0 metros.
Os carregadores frontais PHD permitem a adaptação para operações de concha, plaina, guincho frontal e outras diversas atividades rurais, facilitando a vida no campo e oferecendo ao produtor máxima eficiência e versatilidade. Essas capacidades permitem a realização de uma ampla gama de tarefas com eficiência e segurança, otimizando as operações diárias do pequeno produtor.
O especialista em Comunicação da Marispan, José Paulo Fernandes Júnior, aponta que a chegada da nova PHD ao mercado marca mais um capítulo da trajetória da Marispan, que busca trazer aos pequenos produtores ferramentas para maximizar a produtividade e reduzir o esforço físico.
A versão anterior do equipamento dependia de um sistema de pinos para acoplar e desacoplar o carregador, enquanto a atual apresenta um processo muito mais intuitivo e rápido. Isso proporciona aos produtores rurais mais versatilidade e agilidade nas operações diárias, economizando tempo e esforço.
A Marispan também oferece uma vasta seleção de acessórios para a nova geração do implemento, incluindo conchas dianteiras de várias capacidades, guincho frontal, paleteira, pegador de madeira, manipulador de fardos, garfos de silagem, entre outros. Cada acessório é projetado para maximizar a produtividade e adaptar o carregador frontal às necessidades específicas de cada operação.
Em seu espaço de exposição a Marispan apresentou as adubadeiras de Fertinox 600, oferecidos com opção para acoplamento nos três pontos do sistema hidráulico ou por sistema de arrasto, muito utilizado nas culturas de café e citrus. Tambem foram destaques as adubadeiras 1200, 2200 e 3200, o Fertinox 2200 Florestal e o modelo Fertinox 4500, utilizado para cobertura de área total em lavouras de grãos, soja, milho e trigo. Para o trabalho tanto com fertilizantes em pó, quanto para a distribuição de fertilizantes granulados, bastando a troca dos discos e suas respectivas bicas.
A Marispan é especialista e líder em carregadores frontais para tratores agrícolas. Tem como missão, projetar e produzir carregadores frontais e distribuidores de sólidos, com qualidade superior e excelência em serviços de suporte ao cliente. Com a visão de ser uma empresa reconhecida nacionalmente por oferecer as melhores soluções para o agronegócio com produtos de classe mundial, a Marispan possui seus valores agregados na ética; segurança; desenvolvimento dos nossos colaboradores; evolução constante com excelência e qualidade; e foco no cliente.
FUNDIÇÃO BATATAIS
Com experiência de quase meio século no mercado de autopeças, a Fundição Batatais, mais uma vez foi destaque na Agrishow 2024. Expondo na feira desde 2015 a Fundição Batatais, a cada ano apresenta suas linhas de produtos para reposição de peças agrícolas e linha automotiva, consolidando desta maneira a marca “Fundição Batatais” e a divulgação de novos produtos e tecnologias aplicadas que garantem a qualidade dos produtos fabricados pela empresa.
Em seu stand apresentou uma completa linha de peças de ferro fundido, para os segmentos agrícola, como partes e componentes de reposição para diversas marcas e equipamentos para o preparo do solo e plantio, tais como subsoladores, ponteiras, hastes, dentre outras.
Na linha automotiva, apresentou peças de reposição para sistemas de exaustão de motores a combustão, das linhas leve, média e pesada (como coletores, carcaças de turbina, curvas com freio motor, luvas de junção entre outros), compatíveis com as mais diversas marcas existentes no mercado.
Para o mercado original (OEM – Original Equipment Manufactures), a Fundição Batatais disponibiliza ao mercado a fabricação sob encomenda, componentes em ferro fundido para veículos automotores e equipamentos agrícolas originais das mais reconhecidas montadoras do mercado. A empresa atua a quase 20 anos nesse segmento e somos constantemente reconhecidos como sendo um fornecedor diferenciado, seja pela qualidade de seus processos e produtos, exatidão e rapidez nos prazos de entrega ou pela parceria forte e comprometida que mantém com seus clientes.
Seja para o mercado de reposição ou para o mercado original, a Fundição Batatais possui processos de fundição, usinagem, tratamento térmico a indução, pintura, modelação e de ferramentaria contam hoje com equipamentos de última geração e mão-de-obra qualificada.
Tudo isso, aliado a modernos laboratórios de ensaios químicos, metalográficos, mecânicos e dimensionais, garantem aos produtos FB a qualidade e precisão exigidas pelo mercado. Além disso, nosso sistema de gestão da qualidade é certificado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001.
MORAES EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS
Com uma tradição no setor agrícola, os irmão José Mario e Fernando Moraes, proprietários da Moraes Equipamentos Agrícolas, ao longo dos anos tem se dedicado junto com sua equipe técnica no desenvolvimento de maquinas e implementos para o segmento agrícola.
São mais de 30 anos de experiência em projetos para todos os tipos de culturas, atuando sempre com atenção aos princípios empresariais, respeito aos funcionários e satisfação do cliente. Por essa dedicação e comprometimento com a qualidade, nossos produtos são reconhecidos como referência de inovação, qualidade e durabilidade.
Na Agrishow deste ano apresentaram o “Chopper – Arrancador de Soqueira”, equipamento desenvolvido para arrancar os talos e raízes da cultura de algodão, expondo-os ao sol, evitando a sua rebrota e quebrando o ciclo evolutivo de pragas, como a do “bicudo” praga que destrói as maças de algodão.
O Vibro – Cultivador Mecânico, tambem foi destaque na exposição de seus produtos, o equipamento é utilizado para as culturas de mandioca, soja, milho, sorgo, amendoim, algodão, fumo e capim, entre outras. Com a utilização de hastes vibratórias em “S”, o Vibro, em uma única operação, rápida, precisa e econômica, capina as ervas daninhas, incorpora partículas e resíduos, melhora a aeração do solo e facilita absorção e retenção de água, favorecendo o crescimento das plantas. Reduz os gastos com herbicidas, contribui para a preservação do meio ambiente, aumenta a produtividade gerando mais lucros, explicou José Mario Moraes.
Também foi destaque o Sprayer – Cultivador Químico, que permite a aplicação de herbicidas nas entre linhas de palntio. Na versão com dois tanques, pode-se aplicar simultaneamente herbicidas seletivos em apenas uma faixa estreita na linha da planta. Com a aplicação de herbicidas de contato pós emergentes, à baixa pressão e baixo volume, não é necessário inundar o solo com soluções de herbicidas pré emergentes que, ao longo do tempo e uso extensivo, podem acumular seu efeito residual e até mesmo contaminar as águas subterrâneas.
A Moraes apresentou também o Fertilizador Ferty com discos duplos desencontrados, utilizado para adubação em cobertura, que permite a incorporação do fertilizante ao solo, diminuindo as perdas por evaporação ou volatização, facilitando sua absorção pelas raízes.
Nas culturas semeadas em linha permite a aplicação do fertilizante em cobertura ao longo das entrelinhas em posições facilmente ajustáveis: lateral, bilateral e central.