Em nossa última edição apresentamos reclamações de usuários que utilizam o transporte intermunicipal de Batatais para cidades da região. Os batataenses dizem que com a redução dos horários, devido ao período de pandemia, estão ocorrendo aglomerações dentro dos ônibus e também reclamaram de recargas do Vale Transporte que ficam paradas, acumuladas, que a São Bento não libera.
Apenas a Artesp, agência reguladora respondeu para a nossa reportagem antes da publicação da matéria. Mas, após a divulgação a empresa São Bento nos enviou uma nota assinada pela advogada Thais Cardozo Vallim. “Com relação à reclamação de redução dos horários e superlotação dos veículos, esclarecemos que a mesma não prospera. Embora tenha de fato havido uma redução dos horários de viagem em virtude da pandemia e da queda na demanda, a empresa está aumentado gradativamente o número de viagens, em conformidade com o aumento da procura dos serviços pelos usuários – em especial nos dias úteis e horários de pico. Ressaltamos que os ônibus do serviço suburbano estão operando com o máximo de 10 (dez) passageiros em pé, ou seja, uma média de aproximadamente 25% (vinte e cinco por cento) da lotação máxima de passageiros em pé que é permitida pela Artesp, havendo inclusive um fiscal no terminal local para avaliar a necessidade de carro adicional, justamente para que não haja superlotação. Ademais, esclarecemos que os ônibus estão sendo higienizados constantemente, por funcionários alocados nos Terminais Rodoviários para fazer a limpeza interna dos veículos com álcool 70% entre uma viagem e outra. Por fim, com relação à segunda reclamação, não localizamos nenhum contato da passageira junto ao SAC, ou outros canais de atendimento. Destacamos que a empresa não ‘segura recarga’, porém, para uma melhor análise do caso e esclarecimento do que de fato ocorreu, seria necessário o número do cartão da usuária, não nos sendo possível outros esclarecimentos sem tal informação”.