O projeto visa reconhecer e valorizar publicamente as iniciativas de empresas privadas que se destacam junto às ações da instituição
A 20ª edição da cerimônia de certificação Empresa Amiga da APAE Batatais, evento que visa reconhecer publicamente as iniciativas de empresas privadas que mais se destacaram em prol da organização no ano de 2023, acontece no dia 5 de abril, sexta-feira, na Casa Maggiore.
Altino Neto, presidente da instituição, conta que o projeto Empresa Amiga é uma oportunidade de divulgar as várias formas que existem para a participação empresarial nas ações e promoções que permitem à instituição realizar os atendimentos especializados prestados gratuitamente a milhares de pessoas anualmente. “Com esse projeto conseguimos tornar públicas as opções de participação das empresas e o como é importante essa ajuda para o nosso trabalho. É também uma oportunidade de agradecer a todos que tanto colaboram conosco, pois foram mais de quinhentos empreendimentos avaliados, uma vez que, frequentemente, essas empresas participam das nossas campanhas”, revela o presidente.
Neto explica que a habilitação das empresas acontece por meio de pontuações para cada ação realizada em prol da APAE Batatais. Dentre os itens analisados estão as doações de recursos materiais, financeiros e de serviços; o emprego de aprendizes do Centro de Formação Profissional; destinação de impostos e outras formas de financiamento de projetos. Após a elaboração de um ranking de participações, as empresas mais atuantes são convidadas a aderirem ao projeto. “A fase de habilitação seleciona aquelas empresas que mais se destacam e, posteriormente, acontecem o convite e a adesão ao projeto por meio do pagamento de valores que custeiam os itens necessários à cerimônia de certificação, já que os recursos destinados aos serviços não são utilizados para esse fim”, conclui Neto.
De acordo com Grécia Santos, supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social das Usinas Batatais e Cevasa, obter esse selo social é uma forma de mostrar às demais empresas que, juntas, é possível fazer algo maior. “Se todos contribuírem com um pouquinho, no final o resultado é enorme. O selo incentiva que outras empresas também passem a aderir aos projetos da APAE Batatais, principalmente o próprio Empresa Amiga, e isso é importante para a instituição. Do lado da empresa, também ganhamos, inclusive já recebemos prêmios voltados para nossas ações sociais e a APAE foi uma das parcerias premiadas”, conta Grécia.
O projeto Empresa Amiga da APAE Batatais avaliou ações realizadas por mais de 500 empresas no ano de 2023. Dessas, cerca de 50 empresas foram habilitadas e aderiram ao projeto. “Quando investimos em projetos que trazem benefícios para a sociedade, o ganho é de todos. Ficamos muito gratos por fazer parte desta grande corrente do bem”, finaliza a supervisora.
Sobre o projeto
A iniciativa teve início no ano 2000, época em que promover e investir em ações socialmente responsáveis despontava como uma inovadora ferramenta de marketing, pois os consumidores estavam ficando cada vez mais atentos a comportamentos nas áreas ambiental, social e de gestão praticados pelas empresas. Após parcerias com o Núcleo de Publicidade do Centro Universitário Moura Lacerda e com a Outras Palavras Comunicação Empresarial, foi possível que a APAE Batatais reunisse dezenas de empresários em um workshop ministrado por Caio Magri, idealizador do Selo Empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq, com o propósito de apresentar os benefícios da responsabilidade social ao empresariado batataense. Em 2003, colaboradores da instituição colocaram em prática os conhecimentos adquiridos e realizaram a primeira edição de entrega do Selo Social Empresa Amiga da APAE Batatais, certificando as empresas que mais se destacaram na promoção e prática de ações sociais em benefício das pessoas atendidas pela organização. As empresas mais atuantes foram habilitadas e convidadas a aderir ao projeto subsidiando os custos da cerimônia de certificação que, neste ano de 2024, completa sua 20ª edição.