Nesta semana iniciamos a abordagem de um tema que será muito discutido durante este ano, as eleições municipais, onde teremos a escolha dos governantes municipais, prefeito, vice-prefeito e vereadores, no próximo mês de outubro. A pergunta que fizemos para alguns de nossos leitores foi a seguinte: o que você espera desse novo momento de decisão política em Batatais?
“Espero que as alianças partidárias não visem somente o benefício do grupo, e sim do bem estar do munícipe!!!” Weber José da Silva, 49 anos
“Que os futuros candidatos a prefeito e vice tenham um plano de governo que beneficie a coletividade, projetos que sejam realmente prioridades, trabalhando para solucionar os problemas do nosso município, sempre com olhar atento para o lado social.” Andreza Vicente de Rezende Oliveira, fiscal de caixa em supermercado
“Batatais passou por um processo de emancipação política enorme nas últimas eleições. Hoje acredito que Batatais está no rumo certo e que a política tem representatividade no executivo. Em se falando de decisão política é interessante destacar o trabalho realizado pela atual gestão Júnior Gaspar e Ricardo Mele Filho (Dr. Ricardinho) pelos quatro cantos da cidade. A atual gestão para próximo mandato tem grandes desafios a cumprir, dentre eles o que mais preocupa nossa cidade é Geração de Empregos, Saúde, Saneamento básico e nossas crianças que precisam ser preparadas para vida, pra que possam ser os verdadeiros protagonistas em nossa cidade e da própria história. Espero que os governantes possam ter sensibilidade, possam sentir que nossa Estância Turística e o povo, precisa de cuidados. O desafio é trabalho, humildade e dedicação”, Evandro L. Baviera Silva – professor.
“A eleição para mim sempre é um motivo de muita alegria, até porque se trata do pleno exercício da democracia! Democracia essa que nos permite votar e ser votado, espero uma eleição com muito debate sobre os grandes problemas do nosso município, como emprego, renda, mobilidade urbana, educação e oportunidades para todos, espero também uma eleição em que quem promove fake news seja punido rigorosamente, que consigamos fazer um debate sobre a importância do servidor público, veja o aumento da dengue, é preciso valorizar e ampliar as agentes comunitárias de saúde, melhorar o atendimento e cirurgia eletiva, enfim, espero um amplo debate sobre nossos problemas”. Reginaldo de Oliveira (Sabará) – Metalúrgico.
“Espero que haja mais competência, coerência e honestidade! O atual governo, surpreendeu com uma nova política, porém, Batatais precisa evoluir no quesito de abastecimento de água, demanda energética, desenvolvimento urbano, dar condições aos pequenos empresários conseguirem terreno no novo distrito, (o modo atual favorece empresários consolidados, que adquiriram lotes, apenas para vender valorizado no futuro), fiscalização e multa sobre descarte de lixo/entulho no entorno da cidade, aproveitamento de locais como horto florestal, como referência turística, impugnar/reduzir aumentos de salários de vereadores”. Eduardo Luis da Silva, Desenhista Industrial
“Vivemos um momento muito especial na política de Batatais. Uma gestão comprometida com toda nossa comunidade, programas de saúde, área social, esporte, cultura e turismo. A cidade virou um canteiro de obras que vão alavancar o nosso progresso. Digo isso, como uma ponta de orgulho, e pude contribuir com administração em diversas conquistas, como o Poupatempo e programas de recape, recursos estes, intermediados junto ao Governo de Estado. Temos que rememorar ainda, que nossa cidade estava abandonada, endividada com um rombo de mais de 80 milhões de reais. Juninho e Ricardinho estão empreendendo uma gestão modelo que é reconhecida na nossa região e todo Estado de São Paulo e, ao meu ver, nem terão adversários, mesmo porque até a oposição, reconhece o trabalho de excelência da atual gestão. Creio que a disputa será acirrada no legislativo, e aí sim, o eleitor tem que avaliar quais os postulantes que tem compromisso com a nossa comunidade. Nas eleições municipais se discute os problemas locais e não bandeiras ideológicas. O povo não quer saber se o candidato é de esquerda ou direita, se apoia Lula ou Bolsonaro, e sim, se conhece de fato os problemas da cidade e os anseios da nossa população”, Raul Vicentini.
“Claro que a expectativa é das melhores, ao meu ver tivemos um bom mandato, espero que as pessoas coloquem a mão na consciência e que possamos eleger candidatos que realmente irão contribuir para o crescimento do nosso município!”, Igor Ragonesi – personal trainer.
“Nas eleições não só eu, mas toda população, espera ações concretas dos candidatos eleitos. Em época de campanha, podemos ver promessas futuras, nos dando norte para nossas decisões de voto e esperança de uma cidade melhor para poderemos trabalhar e viver. Como isso, esperamos promessas e projetos, com objetivos enraizados nas necessidades reais da nossa população, onde traga uma segurança e até mesmo orgulho de nossa cidade, buscando atender o povo, melhorando condições nas áreas mais precárias, como saúde, segurança, educação e emprego. Nos dando a esperança de uma cidade melhor para todos”. Fabio Eduardo Bendasolli, proprietário do pet shop Nina Rosa
“Vejo que Batatais tem tido inúmeras melhorias em questão de infraestrutura, lazer e diversão. Com esse novo momento político, espero que tenhamos mais investimentos na área da saúde pública, principalmente em equipe médica nos postos de atendimentos (UBSs).” Lorena Silvério – Mentora/ Consultora Empresarial
“Como morador de Batatais há apenas 4 anos, o que eu espero no próximo pleito e consequentemente nos próximos mandatos é um maior envolvimento do Legislativo, um comprometimento efetivo por parte dos vereadores nas questões mais necessárias da cidade. Durante o último período, na minha opinião, o que se viu foi uma presença muito forte do Executivo, chamando para si a responsabilidade por grande parte dos projetos que foram realizados na cidade. Existem espaços a serem ocupados, já que existem problemas sérios ainda a serem resolvidos. Esse espaço deveria ser ocupado pelo Legislativo, creio”, Jean Paulo Bomfim – gerente de supermercado.
“Trago comigo a esperança de mudanças positivas e progresso para a nossa Batatais. Espero que haja transparência, ética e responsabilidade, trabalhando em prol do bem-estar e dos interesses coletivos. Espero que haja diálogo, respeito às diferenças e busca por consensos, visando a construção de políticas públicas que promovam a igualdade, a justiça social, desenvolvimento sustentável e o incentivo ao esporte. Além disso, espera-se que as novas lideranças sejam comprometidas com a democracia, com a defesa dos direitos humanos e com a promoção de um ambiente político saudável e plural. Em resumo, espero que esse novo momento de decisão política traga mudanças positivas, avanços significativos e um olhar renovado para os desafios e oportunidades que se apresentam, sempre para o bem comum e o progresso da sociedade como um todo”. João Bosco Marques – professor.
“O Município é a alma-espírito da nacionalidade! Uma eleição sempre representa o espírito da liberdade, nas verdadeiras democracias. A importância de eleições municipais é fundamental! Vivemos no município e as eleições municipais demonstram a proximidade indispensável entre a população, o prefeito e os vereadores! A consequência de uma eleição municipal deve observar: trabalho, para o progresso do município; consciência, para a integração na realidade local; e, política, para o bem-estar do povo e da comunidade”. José Carlos Garcia de Freitas, Advogado, professor aposentado de Filosofia do Direito (curso de direito) da UNESP e Vereador à Câmara Municipal de Batatais, pelo MDB – 1973-1976.
“Estou muito otimista, sempre espero o melhor pra nossa cidade que amo muito. Não sei se posso dizer, mas, me coloco como pré-candidata a uma vaga no partido para participar das próximas eleições, pois, mesmo quatro anos fora da câmara, estou sempre presente lutando para o bem da população. Tenho certeza que posso continuar a ajudar quem me procurar”. Maria das Graças Arantes Silva – ex-vereadora.
“Espero renovação. Que venham novas lideranças, com mais ações concretas e menos marketing. Que surjam homens e mulheres que se doem, pela causa pública, com menos ciúmes e menos vaidades”. Eduardo Oliveira – agricultor.
“Eu acredito na reeleição do Juninho. Mas o que espero mesmo é que ele continue todos os projetos e mudanças como se mostrou capaz em 2023. Ainda espero mais investimento em projetos culturais, educativos e esportivos para nossas crianças. Esse realmente é um ponto muito importante e ainda carente em nossa cidade.” Carolina Barbosa – Gestora de Recursos Humanos
“Nosso momento político é totalmente favorável ao atual prefeito Juninho. Ele vem fazendo uma bela gestão com a atenção a recapeamento das ruas da cidade, não vejo mais tantas reclamações com a saúde e a educação não está uma lástima, agora, não sei o nível do endividamento da prefeitura com todas essas obras que poderá impactar no novo mandato dele. Quem tiver anseio de concorrer à prefeitura nas próximas eleições serão meros coadjuvantes, o que não será o caso do PL”. Amauri Padovani – representante comercial.
“Espero que os candidatos tenham se preparado para exercer os mandatos se eleitos, dos que já possuem mandato, que possam prestar contas do que fizeram e do que pretendem fazer se reeleitos, nos próximos 4 anos. Dos eleitores, que valorizem e tenham consciência da importância de exercerem este “direito”, de decidirem os destinos de Batatais, pesquisando, se informando sobre os candidatos e suas propostas. Que o preparo, o respeito e a verdade prevaleçam”. Beto Tofeti – professor e produtor rural.
“O cenário político apresenta um momento delicado e necessita de decisões cruciais, como economia, desenvolvimento urbano, entre outros. Que a política seja a união de todas as classes e órgãos para que esse desafio seja cumprido de forma compartilhada e da melhor forma possível”. Mário Jesus Araujo, advogado, presidente da OAB Batatais.
“Espero que seja um ano de renovação política na nossa cidade, que a população procure se informar sobre seus candidatos, sobre os atuais vereadores, quais projetos fizeram, quais indicações, propostas, se fiscalizaram ou não, e acima de tudo, quais votaram a favor do aumento de 40% no salário dos vereadores, prefeito, vice e secretários enquanto o aumento dos professores e servidores públicos municipais foi de apenas 6%. Espero de verdade que seja um ano de grandes mudanças”. Gabriela Evangelista Arantes da Silva – comerciante.
“Espero que o eleitor escolha pessoas comprometidas em tentar resolver os problemas da população, sobretudo os mais pobres e não pessoas comprometidas apenas com um grupo político”. José Luis Romagnoli – ex-prefeito.
“Acho que não vai ter candidato a prefeito para concorrer com o Juninho. Zé Luiz, Eduardo Oliveira, Mazzaron e Pimenta não estão dando parecer que vão ser candidatos. Sobre a Câmara municipal, acho que o povo está decepcionado com essa câmara, pelo menos é o que ouço, vamos aguardar. Sobre eu, estou aguardando o que vou fazer, não sei se serei candidato, tem muitas pessoas me incentivando a ser candidato, mas, sinceramente não sei, obrigado por me dar a oportunidade”. José Carlos Barbieri – encarregado de manutenção hospitalar.