A nossa equipe de reportagem fez nesta semana as mesmas perguntas para três candidatos, que residem em Batatais, que concorrem aos cargos de deputado federal e deputado estadual. O Capitão Elias Bonfim, que disputa vaga na Câmara Federal, o ex-vereador Ocimar de Oliveira, popular Cima, e Raul Vicentini, postulantes a vagas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo:
1 – Como avalia sua campanha até esse momento do processo eleitoral?
2 – Quais são suas principais propostas, especialmente para atender diretamente os municípios?
3 – Como fazer avançar áreas fundamentais como Saúde, Educação, Segurança e Emprego?
4 – Batatais é estância turística, o que pensa em realizar em favor dessa área, caso seja eleito?
Capitão Elias Bonfim:
1 – Uma campanha simples, com poucos recursos, mas, porém, eficiente e estratégica, pois o apoio está vindo da população batataense, aqueles que sempre sonharam com um representante de Batatais é esse o momento, onde conseguimos atingir outras cidades e porque não todo o estado, tendo em vista a instituição Polícia Militar. Fui Soldado, Cabo e Oficial, então consigo atingir todos os postos e graduações da corporação.
2 – Precisamos atuar fortemente contra o crime na região e no estado, temos vários projetos para propor para o nosso governador Tarcísio, um grande exemplo é a utilização de drones para a Polícia Militar, principalmente na área rural, nas buscas e capturas de criminosos e prevenção de crimes. Propor um corredor industrial entre Batatais e Brodowski, claro na busca de verbas para isso, para tanto o primeiro passo é asfaltar o desvio, porém teremos que estudar muito sobre o assunto e a sua viabilidade. Atuar forte na área da saúde, esporte e educação, para tanto estando no partido do ministro Tarcísio, com sua vitória, com certeza, abrirão as portas para Batatais.
3 – No caso do corredor industrial, claro que afetaria diretamente no desemprego; escola de tempo integral, como as escolas cívicos militares, com a possibilidade dos pais escolherem colocar os filhos ou não; atuar junto a união com verbas destinadas diretamente para a prevenção, e também capacitação de profissionais e, o mais importante, a melhoria salarial dessas classes que trabalham diretamente com a população, somente estando motivadas poderão produzir mais e com maior eficiência, então estudaremos mecanismos para tentar chegar até essas classes.
4 – Revitalização, através de verbas federais, do bosque, horto, cachoeira e outros, mas principalmente com investimento em infraestrutura e capacitação através de cursos.
Ocimar de Oliveira (Cima)
1 – Excelente, com acolhimento muito humano.
2 – Lutar pela valorização humana, desde o nascituro até ao idoso.
3 – Buscar investimentos públicos em todos os segmentos junto ao governo, parceiros do setor público e do terceiro setor, onde se desenvolve o avanço na inovação da tecnologia.
4 – Trazer recursos para melhoria do bosque municipal e implantação de câmeras de segurança por vários pontos do município. Criar um centro de informações na entrada da cidade, com um pórtico nesse local formulando uma arquitetura que marque a beleza de nossa cidade. Enfim, fazer o melhor para Batatais e todo Estado de São Paulo.
Raul Vicentini
1 – A nossa campanha vai muito bem. Estamos andando muito, visitando dezenas de municípios paulistas, conversando com milhares de eleitores e cumprindo inúmeras agendas que às vezes são mais de cinco por dia. Mas o que tem nos incentivado e redobrado o ânimo a cada dia dessa campanha, é a excelente receptividade das pessoas em relação à nossa proposta de trabalho, além do compromisso firme de lideranças políticas importantes com a nossa candidatura. Contamos hoje com o apoio leal de vários prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, líderes estaduais, regionais e locais, entidades sociais, sindicatos, associações de classe, iniciativa privada, profissionais liberais, enfim, o incentivo determinante e encorajador de vários segmentos relevantes da sociedade. Em nenhuma outra campanha da qual participei antes dessa, havia sentido uma acolhida tão calorosa dos eleitores e nem um engajamento tão obstinado das lideranças e companheiros que se dispuseram a marchar a nosso lado. E é esse quadro bastante positivo que me autoriza considerar de forma realista, a possibilidade de ser um dos deputados estaduais eleitos no próximo dia 2.
2 – Nossa bandeira de campanha tem propostas muito claras e objetivas, que são coincidentes com as aspirações de uma grande parcela da população que há muito espera e merece um futuro mais prospero, seguro e digno para sí e suas famílias. E a identificação dessa massa de pessoas com as propostas da nossa campanha se justifica exatamente pelo fato de serem simples, exequíveis e sintetizadas a partir das sugestões da própria população. Ou seja, não estamos vendendo discurso vazio nem fazendo promessas ao vento para enganar o eleitor, como faz a grande maioria desses candidatos paraquedistas, que aparecem de quatro em quatro anos, vendendo ilusões por meio do apoio comprado de algum vereador da cidade, pra depois da eleição nunca mais dar as caras nem satisfação alguma aos eleitores que enganou. Não entramos na política para ludibriar ninguém, mas para melhorar a vida das pessoas, porque temos a convicção de que quando o cidadão e sua família estão com um bom emprego e bem assistido pela Rede Pública de Ensino, Saúde e Segurança, a sociedade como um todo prospera e passa a desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
Em síntese, nossa proposta se assenta sobre três diretrizes basilares:
1ª) Mais recursos para os municípios, seja por meio de mudanças na legislação tributária de forma a permitir que o município fique com uma fatia maior dos impostos que sua própria economia gera, ou seja por meio da ampliação do limite de repasses do Orçamento Estadual;
2ª) Fomentar a economia dos municípios, por meio do incentivo, capacitação e financiamento ao micro e pequeno empreendimento, planejamento, financiamento e suporte logístico a atividades setoriais que sejam preponderantes na economia local, desburocratização, criação de câmaras de comércio regionais para facilitar comercialização dos produtos com a ampliação de mercados e criação de incentivos tributários para empresas que ampliarem seus quadros de trabalhadores. Afinal, não existe programa social mais eficaz do que carteira assinada.
3ª) Defesa da vida, por meio de uma revisão na legislação que efetivamente resulte num trânsito mais seguro para todos, onde as Autoescolas e CFCs assumam papel preponderante na educação e conscientização dos condutores e pedestres, com a valorização de todos os profissionais da área, inclusive os médicos e psicólogos credenciados.
3 – Como vimos, nosso programa de campanha sinaliza exatamente na direção da adoção de medidas corretivas bastante pragmáticas e eficazes formuladas na chocadeira criativa da sabedoria popular. Nesse contexto, é preciso ser humilde e compreender que nenhum político individualmente tem a receita pronta para solucionar problemas dessa dimensão. E aquele que disser o contrário, não passa de um mentiroso charlatão. O que as autoridades do Estado de São Paulo e do País inteiro precisam é de mais humildade para dar ouvidos à opinião pública, que de há muito já se convenceu de que para melhorar a Saúde é mais planejamento integrado, investir na formação e valorização de profissionais da área, e, sobretudo fortalecer as Santas Casas garantindo mais recursos técnicos e financeiros, além de suporte gerencial.
Quanto à Educação, é preciso repensar o atual modelo ouvindo a opinião de todos os profissionais da área e pais de alunos, de modo a ampliar a efetividade do processo de aprendizado, valorizar a escola e seus atores e estancar os drenos que consomem grande parte dos recursos que o país gasta atualmente com Educação para ter um resultado pouco satisfatório.
E finalmente, quanto à Segurança Pública, a opinião pública é quase hegemônica ao apontar a fragilidade da legislação e a excessiva complacência do sistema judiciário com os criminosos, como patrocinadores da impunidade que fomenta a espiral de violência que infelizmente fustiga e aterroriza a sociedade brasileira.
4 – Vamos nos colocar à disposição da administração municipal para viabilizar os recursos necessários à concretização de tudo o que foi planejado no âmbito da prefeitura para fomento do Turismo em Batatais.