Pode até parecer bastante tempo, mas, para quem pretende comandar a cidade pelos próximos 4 anos já está atrasado. É a constatação que podemos fazer em relação ao que se configura mais importante para um grupo político: reunir o maior número de pessoas, somar ideias, elaborar um Plano embasado na realidade atual e com visão de futuro. Mas, quem hoje na cidade está encabeçando os grupos políticos? O atual Prefeito afirmou publicamente que não vai disputar a reeleição, apesar do histórico de vitórias. Sua participação apoiando um candidato de seu grupo é uma incerteza. Então a pergunta seria: quem está articulando apoio e elaborando estratégias para a disputa das Eleições 2020?
Para iniciar uma série de reportagens sobre os preparativos para as próximas disputas municipais, entramos em contato nessa semana com alguns presidentes de partidos. Mas, antes das respostas, deixamos observações: o candidato a prefeito, segundo colocado nas últimas eleições, Luís Fernando Benedini Gaspar Júnior, o Juninho Gaspar, está no momento sem filiação partidária. O próprio partido do Prefeito Zé Luis, o PSD, não está com presidente atualizado na Justiça Eleitoral. O prazo foi alterado, podendo o interessado em disputar os cargos de Prefeito e Vereador se filiar até 6 meses antes das Eleições.
Os que dizem os presidentes de alguns dos partidos políticos na cidade?
“O PTB está em fase de conversação com outros partidos, com outras agremiações, visando as próximas Eleições. A princípio, nós já temos um pré-candidato, que é o Vereador Pastor José Carlos Barbieri, que já declarou isso publicamente e deixamos ele a vontade para viabilizar sua candidatura. Temos o Eduardo Oliveira, que como ex-prefeito, naturalmente sempre é um pré-candidato. Vamos ter chapa completa para vereador, tanto de homens e mulheres. Faremos novas filiações, uma vez que o prazo é diferenciado de até 6 meses antes das Eleições, e teremos filiações de peso no PTB. A pretensão é lançar sim um candidato a Prefeito, mas estamos abertos a conversação com todos os partidos. Temos um posicionamento crítico a atual administração, que consideramos muito fraca e precisa realmente uma nova força na Gestão Pública da cidade. Estamos adiantados quanto a parte de documentação e vamos definir todas as candidaturas nas convenções do ano que vem”, Antônio Claret Dal Picolo Júnior – Presidente do PTB.
“Nós estamos bem estruturados. Tivemos a Convenção do MDB em agosto e trabalhamos na filiação de mulheres e homens que pretendem disputar uma vaga na Câmara Municipal. Afirmo que o MDB estará fortalecido para as Eleições de 2020 para prefeito e vereadores. Teremos chapa completa e vamos trabalhar para eleger a maior bancada da próxima legislatura”, Luís Divulgado Lombardi – Presidente do MDB.
“O PSL Batatais já vem se preparando há pelo menos oito meses para as Eleições 2020. Estamos com grupos no Diretório Municipal buscando as reais necessidades da população. No momento estamos trabalhando para definições no tocante a candidatos a vereador. Quanto a prefeito e vice estamos conversando com algumas pessoas influentes que atendam nossas expectativas e necessidades. O PSL sempre busca pessoas de índole ilibada para compor seu quadro de candidatos e, assim, formar uma chapa realmente forte para conquistar nossos objetivos maiores. Queremos uma gestão diferente, com transparência, sempre em prol da população, com caráter, com respeito ao dinheiro público e observando o lado humano na administração”, Amauri Padovani – Presidente do PSL.
“O PSDB de Batatais, tendo em vista as eleições municipais no ano que vem, tem reunido os seus membros com frequência com o objetivo primordial de identificar e quantificar os filiados interessados em disputar as eleições para o cargo de vereador, bem como, definir o seu candidato ao cargo de Prefeito. Neste momento, também, como uma tarefa dividida entre todos, a identificação e convites para recebermos novos filiados e que também tenham interesse em participar ativamente do próximo processo eleitoral. Conhecedores que somos das regras que vigorarão para as eleições de 2020, mantemos atenção e cuidados especiais com toda a documentação e prestação de contas a que se obriga o Partido, afim de oferecermos aos já e aos futuros filiados, um Partido legalmente instituído e apto a oferecer base para a candidatura dos seus membros”, Marilda de Fátima Covas – Presidente do PSDB.
“O PT no país todo passou recentemente pelo processo de eleições para suas novas diretorias municipais. Esse foi nosso primeiro trabalho no sentido de regularizarmos nossa participação no processo eleitoral de 2020. Como o diretório foi amplamente renovado acredito ser muito cedo para falarmos em nomes, junções e demais perspectivas, porém, a única certeza que temos é a de que o PT, como sempre, não ficará de fora, pois, nossas convicções políticas não permitem que apenas fiquemos assistindo a tudo o que acontece em nosso Município, Estado e País sem que estejamos ativamente lutando por melhores administrações, e retomar a esperança de um governo participativo e voltado para quem realmente necessita. Com o processo eleitoral interno resolvido, nossas energias foram direcionadas para o fortalecimento de uma chapa para concorrer na proporcional, já com relação à majoritária, essa sim ainda é muito cedo, porém, desde as últimas eleições já temos muitas conversas em andamento, e acredito, que dentro do nosso objetivo e idealismo, faremos o melhor, tanto para o partido quanto para Batatais. Pensando assim, logo estaremos nos reunindo para traçar metas e diretrizes, no sentido de firmarmos as melhores alianças e um bom plano de governo e ações para Batatais”, Janaína de Castro Silva Dias – presidente do Partido dos Trabalhadores em Batatais.