Nas últimas edições de forma democrática os candidatos a prefeito puderam apresentar algumas de suas propostas em nossas páginas. Nessa semana, fechando a Campanha Eleitoral, deixamos o espaço para a mensagem final aos eleitores e perguntamos: como tem sido apresentar o Plano de Governo para a população, com o período de pandemia que limita ações, bem como os pontos positivos e negativos que enfrentaram.
Fernando Ferreira: “Vivemos tempos muito difíceis, especialmente em razão da pandemia, que trouxe tristezas, ceifou vidas de pessoas queridas: parentes, amigos, vizinhos e conhecidos, além de nos impor o isolamento social e a ansiedade de ver a vida ser retomada em toda sua plenitude. Presenciamos, estupefatos, divergências políticas e falta de bom senso, tanto no processo de tomada de decisões, quanto na condução das determinações recomendadas pelas instituições encarregadas de conduzir nossos destinos num momento tão difícil como esse. Acreditamos e temos muita fé que esse tempo passará, que o sacrifício que fizemos não foi em vão e que, em breve, a vida será essencialmente retomada. Apesar das dificuldades, aceitei o desafio e o compromisso de ultrapassar essa barreira e seguir adiante, por isso coloquei meu nome à apreciação da população, principalmente por entender que é dever de todos, em especial, de quem já administrou a cidade e tem amplas condições de administrar novamente. Estamos bem próximos das eleições, momento em que cada um de nós será chamado a decidir os destinos da cidade, e devemos fazer isso de forma ordeira, tranquila e com muita responsabilidade. Peço a todos reflexão e sensibilidade para o bem comum, lembrando que a experiência administrativa é fator decisivo na escolha do próximo prefeito. Por conhecer os problemas da cidade e as necessidades dos munícipes, sinto-me preparado para colocar em prática as melhores soluções para cada setor, seja saúde, educação, assistência social, geração de empregos, dentre outros. Portanto, deixo aqui o meu pedido: para prefeito vote 50 e para os vereadores vote 50”.
AS PROPOSTAS CHEGAM AOS ELEITORES? “Apesar das dificuldades enfrentadas pelo curto espaço de tempo que tive no rádio e na TV, aliadas à pandemia, foi possível divulgar nossas propostas através das mídias sociais – pois a internet se torna, cada vez mais, uma ferramenta imprescindível de comunicação e um espaço diferenciado para atingir, de maneira democrática, diversos segmentos da população. Além disso, realizamos encontros entre familiares, amigos e apoiadores, panfletagens, dentre outros. Todas as nossas ações seguiram à risca os protocolos de prevenção exigidos pela saúde pública. Procuramos otimizar da melhor maneira possível o nosso tempo e os recursos modestos. Mas entendo que na medida do possível fizemos uma bela campanha: propositiva, factível, limpa e, acima de tudo, respeitosa, não só em relação aos adversários, mas, principalmente, aos cidadãos batataenses”.
PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DA CAMPANHA: De positivo destacamos a criatividade, o sentido de equipe, integração e a interação e o prazer de fazer “bem feito”, como principais armas para driblar as limitações do tradicional corpo a corpo, ainda tão necessário nas campanhas políticas, e acreditamos termos feito a diferença. De negativo, ressalto a necessidade justificada que ainda se tem da distribuição de papéis, os denominados “santinhos”, pois os candidatos a vereadores ficaram sem espaço no rádio e na TV, a pandemia limitou o corpo a corpo, os comícios, as “grandes” panfletagens e todo o processo de interação que elas proporcionam. Porém, a nossa vontade é que tal prática seja definitivamente abolida, o que deverá ocorrer nos próximos pleitos, haja vista os enormes prejuízos que traz à limpeza da cidade e ao meio ambiente. Agradeço a todos e peço: Para vereador vote 50! E para prefeito vote 50”.
Juninho Gaspar: “A mensagem é de agradecimento e de alegria. Em todos os locais em que passamos, eu e o Dr. Ricardinho, fomos extremamente bem recebidos e apresentamos nossas propostas para uma cidade com mais desenvolvimento, com mais abertura acima de tudo. Acredito que a nossa população está entendendo que o momento de renovação chegou. Estivemos, apesar de todas as limitações de tempo, percorrendo empresas, entidades, falando com servidores municipais, com as pessoas nos bairros, enfim, percorremos alguns quilômetros e foi muito gratificante perceber, no olhar de cada cidadão, a esperança de construirmos uma nova Batatais. Elaboramos, junto com técnicos de diversas áreas, uma proposta de governo que contempla todos os setores que o município precisa avançar. Temos apoio das maiores lideranças da região, do estado e do país para buscar os recursos que a cidade tanto precisa e por isso que, aproveitando esse espaço democrático de divulgação, peço o voto de confiança no 11 e também para os nossos candidatos a vereador. Batatais pode muito mais, com união e solidariedade”.
AS PROPOSTAS CHEGAM AOS ELEITORES? Tem sido uma tarefa difícil, pelas limitações impostas pelo período de pandemia, que nós respeitamos, pois, a prevenção vem sempre em primeiro lugar. Participamos de todas as entrevistas em que fomos convidados, gravamos diariamente os programas de rádio e TV e, principalmente, fomos às ruas para dizer que seremos dois prefeitos administrando a nossa Batatais. Eu e o Dr. Ricardinho vamos enfrentar os problemas juntos e buscar as soluções juntos, com o compromisso dele, de como médico acompanhar sistematicamente os serviços oferecidos na saúde pública, onde ele tem grande conhecimento. Queremos agradecer todos os que estão trabalhando e também voluntariamente nos ajudando a divulgar as propostas da nossa Coligação ‘Batatais para todos’.
PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DA CAMPANHA: Os pontos positivos, com certeza, são o envolvimento, participação e o interesse das pessoas que estão se juntando a nossa proposta. Batatais pode ter uma saúde melhor, pode enfim ter serviços modernizados como os oferecidos pelo Poupa Tempo, pode ter uma administração próxima das pessoas. Os pontos negativos foram o distanciamento que a pandemia nos obrigou e os ataques pessoais que recebemos. Vamos somente apresentar propostas até o último minuto de campanha, em respeito a nossa população. Sobre o distanciamento, afirmou que o símbolo da nossa caminhada nessa eleição foi o abraço e gostaríamos de dar um forte abraço em cada pessoa, em cada família, que tão bem nos recebeu. Que Deus ilumine os corações de todos.
Reginaldo de Oliveira (Sabará): “A mensagem que deixo para o meu povo é, antes de tudo, de agradecimento. Pela acolhida, pela resposta positiva na campanha. Sei do compromisso que tenho com a minha gente e vou continuar lutando, defendendo as minhas propostas até o fim da campanha, por uma Batatais mais justa e com o cuidado para quem mais precisa. As eleições estão aí, já no Domingo, dia 15. Eu olho para trás e vejo que, mesmo com essas limitações impostas pela pandemia e também por algumas dificuldades que apareceram no decorrer da campanha, conseguimos levar nossa mensagem para a cidade, para o batataense. Vamos seguir com este ritmo na reta final, trabalhando com muita humildade e dialogando muito com a população. E digo mais: Vote 65! Vote por uma Batatais melhor, preocupada com a sua gente, progressista, com olhar para o futuro. Vejam também a nossa campanha na internet, nas nossas redes sociais, peça aos amigos e familiares que votem no 65, transmitam a nossa campanha e vejam as nossas propostas no nosso site oficial: www.sabaraoficial.com.br.
AS PROPOSTAS CHEGAM AOS ELEITORES? Sim, lembrando do quanto essa eleição foi atípica. A pandemia mudou o curso das coisas, e tivemos que nos reinventar. A gente não teve muito tempo de televisão, e revertemos nossos esforços para as redes sociais. Fizemos um site oficial, colocamos nossas propostas lá, no www.sabaraoficial.com.br. Também fomos para a rua, para as empresas, para as instituições, sempre de máscara, com álcool gel à mão, com permissão e agendamento, dentro dos critérios sanitários adotados para a pandemia. Em cada encontro, conversamos com as pessoas para entender as principais demandas e reais necessidades. Isso nos aproximou mais e estabeleceu um diálogo direto e de confiança. Apesar de tudo, foi positivo.
PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DA CAMPANHA: O ponto positivo é que a campanha tem ganhado um dinamismo surpreendente, considerando o contexto da pandemia. Ao meu ver, a repercussão de nossos posicionamentos coerentes nas redes sociais, e principalmente o nosso caminhar pela cidade tem criado uma relação de empatia muito boa com a população e um cenário muito favorável. As pessoas me reconhecem, valorizam meu trabalho, entenderam nossa mensagem, apesar do pouco tempo que temos na televisão. O ponto negativo não diz respeito só à pandemia. Também sofremos ataques virtuais, diminuem a nossa imagem, falam mal, caluniam. Alguns opositores quiseram atacar a nossa reputação, coisa que reagimos imediatamente com o Boletim de Ocorrência. Mas aqui não, meus companheiros. Aqui é luta e integridade. Vivemos um momento que a adversidade não pode ser a importância maior. A capacidade, a luta e a integridade, sim. E vote 65!
Sebastião Mazzaron: “Minha mensagem é de agradecimento pelo carinho e acolhida que recebemos em todos os pontos da cidade. A pandemia pode ter nos separado fisicamente, impedido abraços, escondido sorrisos nas máscaras. Mas a pandemia não foi capaz de evitar o brilho no olhar, as conversas que sem dúvida somaram nas ideias de nossa futura gestão. Nos comprometemos não com promessas, mas com ideias que podem e serão executadas em nosso governo. Muitas pessoas estão decepcionadas com a política pelas repetidas promessas não realizadas. Sei que a principal vitória em uma eleição não vem apenas das urnas. A verdadeira vitória é conquistada com a concretização das propostas. Já perdi uma eleição defendendo a construção de uma casa de apoio em Barretos. A vitória não veio nas urnas, mas foi concretizada em uma casa que continua lá, atendendo os batataenses que necessitam. É essa a mensagem que quero deixar. Uma mensagem de um futuro melhor com os pés no chão, com trabalho sério e honesto para nossa cidade”.
AS PROPOSTAS CHEGAM AOS ELEITORES: “Conseguimos levar nossas propostas, mas gostaríamos de poder aprofundar ainda mais alguns pontos e dialogar com mais segmentos. Estamos em uma gestão que enfrentou diversas dificuldades para colocar nossa cidade em ordem e prepará-la para uma nova fase. Realizamos o maior projeto de recape e asfalto da história. Ampliamos a Hemodiálise e estamos ampliando a UTI. Criamos o Centro Oncológico. Melhoramos a estrutura de diversas escolas e creches municipais e contamos com a melhora significativa no ensino graças a profissionais qualificados e comprometidos com a educação. Foi emocionante levar propostas embasadas em trabalho e realizações que não podem e não irão parar em nossa gestão.
PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DA CAMPANHA: “Sem dúvida o distanciamento foi o ponto negativo. Nós gostamos do contato, do abraço e do carinho e nesse ano não foi possível estar tão perto das pessoas. Como ponto negativo também observamos as mensagens falsas e distorcidas que confundem o eleitor. Mas quero destacar as ações positivas que são refletidas nas manifestações de apoio e carinho que recebemos diariamente. O reconhecimento das ações desenvolvidas na atual gestão do Prefeito José Luis que teve nosso apoio irrestrito na busca de recursos. Tenho a felicidade de ser o vice-prefeito que conseguiu mais recursos para nossa cidade. São mais de 7 milhões transformados em asfalto, saúde e em qualidade de vida para nossa população”.