Essa última semana foi decisiva para a largada das Eleições 2020. Foram realizadas as convenções partidárias definindo os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As escolhas ainda precisam ser registradas pela Justiça Eleitoral, mas os partidos, com a apresentação dos nomes, avançaram uma etapa importante no processo eleitoral.
O primeiro a ser definido foi o nome do ex-prefeito Fernando Ferreira, que disputará em chapa pura pelo PSol, sem coligação, ao lado da advogada Marly Fiocco, candidata a vice. Fernando administrou a cidade no período de 2001 a 2004. “Nossa convenção foi excelente, atingiu plenamente nossas expectativas. Pela primeira vez Batatais terá uma mulher como candidata a Vice-prefeita e uma candidata trans para vereadora. Também foi escolhida uma candidata a vereadora representante do Setorial de Negros e Negras. Nossas expectativas são as melhores possíveis. Estamos compilando dados para finalização do Programa de Governo, bem como coletando toda a documentação necessária para efetivação do registro de nossos candidatos. O Diretório Municipal do PSOL de Batatais congratula-se com todo o coletivo do partido pela comemoração do 15º aniversário de fundação do PSOL, ao mesmo tempo que agradece e parabeniza a todas e todos os nossos filiados pela Convenção realizada”, destacou Fernando.
Batizada de ‘Batatais para Todos’ (PP, PSB, PSDB e PL), a Coligação encabeçada pelo ex-vereador Juninho Gaspar, do Partido Progressista, também é formada pela dobradinha do mesmo partido, sendo o candidato a vice-prefeito o atual presidente do PP, o médico Dr. Ricardinho. “O Partido Progressistas – PP de Batatais e partidos coligados – PSB, PSDB e PL – oficializaram os nomes dos seus candidatos à disputa eleitoral do pleito municipal de 2020. Nosso grupo vai prezar por uma campanha limpa, propositiva, pautada em projetos, no desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, saúde e gestão administrativa eficiente para vencer as dificuldades do pós-pandemia. Com o olhar que nossa cidade merece. Vamos apresentar um projeto sério, realizável, moderno, que alia juventude e experiência. Acreditamos que com responsabilidade, transparência, respeito ao dinheiro publico e principalmente atenção especial para com as pessoas, é possível resgatar a esperança de toda população batataense. Dias melhores virão”, disse Juninho Gaspar logo após a Convenção.
O atual vice-prefeito, Sebastião Oswaldo Mazzaron Filho, do MDB, é o candidato a prefeito da Coligação ‘Batatais Acima de Tudo’ (MDB, DEM, PSD, PTB e Republicanos), que tem o ex-secretário de Obras, Engenheiro Carlos Augusto Morandi Pimenta, do DEM, como candidato a vice. “A convenção presencial este ano foi diferente, pois passamos por uma pandemia. Mantivemos a tradição do evento presencial, mas com cumprindo todas as medidas de segurança sanitária. Muitos emedebistas estiveram presentes, além de representantes de outros partidos que estarão conosco nesta eleição. Estamos muito animados com o grupo formado, pessoas capacitadas, experientes e que tem muito amor por Batatais. Temos tranqüilidade, pois sabemos que fizemos muito pela nossa cidade nos últimos anos e estamos dispostos a fazer ainda mais”, afirmou.
Fechando a disputa, o Vereador Reginaldo de Oliveira, o Sabará, confirmou sua participação na eleição majoritária pelo PCdoB. Ele vai para o pleito tendo Reginaldo Barbo, do Solidariedade, como candidato a vice na Coligação Juntos Somos mais Fortes (PCdoB, Solidariedade, PROS e PDT). “Nossa convecção foi muito emocionante, pois um operário, negro de periferia chegar a ser indicado como candidato a prefeito da nossa cidade é muito gratificante. São quatros mandatos consecutivos onde aprendi muito sobre a nossa cidade e principalmente sobre os problemas, mostrei que é possível sonhar e realizar, portanto agradeço a Deus por este momento. Nossa expectativa é de uma campanha limpa, sem agressões, para a população avaliar as proposta e poder escolher quem realmente está preparado para administrar uma cidade em tempos difíceis, com desemprego em alta, queda de arrecadação, com uma população mais pobre. É preciso muito controle e gestão para dar conta de proteger a todos e principalmente aqueles que mais precisam, gerando renda e desenvolvimento a fim de passar as dificuldades”, disse Sabará.
Confira cronograma da disputa eleitoral
26 de setembro: prazo final para registro das candidaturas;
A partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet;
9 de outubro: Início do Horário Eleitoral Gratuito em rádio e TV;
27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
15 de novembro: 1º turno das eleições;
29 de novembro: 2º turno das eleições (para cidades com mais de 200 mil eleitores);
15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;
18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos.