Olá pessoal, hoje vamos discutir aqui sobre um fenômeno bem interessante que está ocorrendo em meio a tanta tristeza.
A guerra ocorre em terra, afetando a vida das pessoas em um nível indescritível, mas no universo tecnológico os ataques tem sido devastadores, e os efeitos colaterais na mesma dimensão. É disso que quero conversar com vocês.
Após os ataques contra a Ucrânia, o mundo passou a impor sanções econômicas contra a Rússia, e isso ocorreu também no mundo da tecnologia. Empresas como Apple, Facebook, Google, Microsoft e Twitter também passaram a retaliar os ataques. Da suspensão da venda de eletrônicos até o bloqueio de atividades russas nas redes sociais, as gigantes da tecnologia estão usando seu poder para contra-atacar como podem.
A Apple bloqueou as vendas de todas as lojas na Rússia e desativou seus serviços por lá, causando problemas de pagamentos até no metrô de Moscou, gerando enorme aglomeração.
O Facebook tem cancelado contas russas responsáveis por conteúdos considerados enganosos, e ainda deixará de monetizar as contas estatais do estado Russo em qualquer cenário comercial. No início deste mês a Rússia baniu as redes sociais do Facebook do país.
O Google proibiu anúncios de meios estatais russos, além de ter desativado ferramentas do Google Maps que forneciam informações ao vivo sobre o trânsito na Ucrânia. O recurso foi pausado para que a evacuação na Ucrânia seja feita de forma segura. o YouTube não vai mais monetizar canais russos, além de desativar o Maps na Rússia, Bielorrúsia e Ucrânia.
A Microsoft baniu de seus serviços duas mídias estatais russas, RT e Sputnik. Os dois portais de notícia estão sendo completamente excluídos do site de notícias MSN e das lojas de aplicativo da empresa. A gigante dona do Windows tem ajudado de diversas formas na segurança cibernética da Ucrânia, incluindo alertas sobre os iminentes ataques.
Netflix retirou os canais estatais em seu serviço na Rússia e na sequência pausou todos os serviços.
O Twitter começou a rotular e diminuir o alcance de perfis de mídia estatal russa ou links que levem usuários para meios de comunicação do Estado. Mas a Rússia baniu o Twitter do país, por motivos óbvios, por ser um meio de disseminação de comunicação muito ágil.
Além destes todos que já mencionei, a Amazon, Spotify, Paypal, Samsung, Airbnb, EA Games e muitas outras empresas de games, Sony e muitos outros, todos bloqueando serviços e deixando o país.
Quando li sobre todos estes embargos, juro que fiquei feliz, pois estas empresas estão fazendo o que podem, e isso não é pouco, este isolamento pode ser interpretado normalmente pelo governo Russo, mas pela população não.
Por outro lado, esta guerra provoca uma das maiores crises de refugiados nos últimos tempos, grandes empresas querem contratar os profissionais de TI ucranianos que deixaram o país. Empresas de software nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá estão em busca dos talentos que fugiram do conflito. E do lado de lá, profissionais de tecnologia estão deixando a Rússia, desmotivados com as sanções e ilhados em seu próprio país.
Profissionais de TI da Ucrânia são muito procurados
Existe um site chamado Remote Ukraine destinado a vagas para profissionais de TI, e este foi a ar para ajudar na recolocação de ucranianos.
Ao tentar entender um pouco mais sobre este fenômeno eu descobri que a Ucrânia é 5º país com os melhores desenvolvedores do mundo, tal ranking foi elaborado pela provedora Grid Dynamics. Ucranianos que atuam na área tem expertise técnica, alta proficiência em inglês, além de domínio de tecnologias emergentes, como IA, big data e blockchain.
Profissionais de TI deixam Rússia
Na Rússia os profissionais de TI estão deixando o país desmotivados pelas sanções aplicadas por grandes empresas de tecnologia e pelo medo de serem convocados para lutar na guerra da Ucrânia.
Profissionais renomados e influentes no meio estão ajudando empresas a moverem seus funcionários, junto com suas famílias, para Chipre, ilha no Mediterrâneo que já possui uma expressiva comunidade empreendedora de russos. Mas muitos não querem abandonar as carreiras que construíram.
Para concluir hoje fechamos com uma das frases que mais gosto de StarWars: “Você não pode impedir a mudança, assim como não pode impedir que os sóis se ponham”.