Olá pessoal, eu não poderia deixar de falar com vocês sobre o blackout (apagão) dos aplicativos mais utilizados no mundo, então vamos lá.
Nesta segunda-feira dia 04/10 por volta de 12h30 começaram os primeiros relatos de queda dos serviços dos aplicativos WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger, e estes ficaram parados ou intermitentes até 18h40, praticamente 6 horas fora do ar.
O problema ocorreu no mundo todo, deixando milhões de pessoas desamparadas.
Eu sempre estou tocando no assunto do quanto estamos dependentes de aplicativos de trocas de mensagens e das redes sociais, e este evento provocou um impacto incalculável nas pessoas e nos negócios.
O que mais me intrigava durante o problema foi qual seria a abordagem que utilizariam para justificar a inoperância das aplicações, pois trabalho com tecnologia e sei o quanto isso pode afetar a imagem de uma grande companhia, falhas de segurança ou estruturais afetam diretamente a imagem da empresa e repercutem muito, e durante muito tempo, mas como esperado nada foi divulgado, apresentaram um problema relacionado a DNS (Sistema de Nomes de Domínio), que simplificando significa o endereço onde a rede (internet) encontra o que você esta procurando, quando escreve www.facebook.com ele troca este texto por um endereço codificado onde ficam os servidores do sistema, e quando isso falha ele não sabe onde ir, apresentando erros ou ficando simplesmente travado.
Este dia foi cheio de situações inusitadas, o Facebook postou no Twitter, que é uma rede social de certa forma concorrente: “Estamos cientes que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar nossos produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rapidamente possível e pedimos desculpas pelo inconveniente”.
O Twitter que sempre é aquele aplicativo que é utilizado em situações de pane satirizou a imensidão de acessos que começou a ter e publicou: “Olá literalmente todo mundo”. O McDonald’s entrou na zoeira e postou ao Twitter o que poderia servir para os visitantes, e o Twitter retornou: “59.6 milhões de nuggets para meus amigos”.
Dizem que os funcionários que trabalham no Facebook tentavam entrar na empresa e não conseguiam, porque nem os crachás funcionavam, o que me leva a crer que o problema foi maior do que divulgaram.
O apagão do WhatsApp, do Instagram e do Facebook teve grande impacto financeiro e gerou prejuízos nos mais variados tipos de negócios. Nas companhias que têm funcionários trabalhando de casa, a comunicação ficou truncada, consultórios, serviços e até tribunais de Justiça tiveram dificuldade de confirmar agendamentos. Sem falar de autônomos e pequenas empresas que ficaram “fora do ar” com as três redes sociais.
Muitos motoboys que ganham por entrega, passaram a tarde estacionados, pelo menos 175 mil restaurantes, a maior parte em São Paulo, usam o aplicativo para vender e sentiram no caixa a indisponibilidade da rede. Ficou então o saldo do almoço: refeições à espera dos pedidos que não chegaram por WhatsApp.
Uma curiosidade que aconteceu comigo e quando pesquisei vi que muitos viveram isso, foi novamente utilizar o SMS (Serviço de mensagens curtas) para enviar mensagens, e de certa forma foi bem nostálgico, pois se vocês puxarem na memória vão se lembrar dos celulares onde mandávamos as mensagens apenas desta forma. Apesar de parecer obsoleta esta tecnologia, ela não é, muitos processos ainda a utilizam para comunicação. Quando passa alguma coisa no cartão de crédito você normalmente recebe um SMS, quando ativa um aplicativo, ofertas ainda são comuns, e alguns sistemas se comunicam utilizando este meio.
Uma outra situação inusitada foi a migração em massa para o Telegram, que também é um aplicativo de troca de mensagens, nos mesmos moldes do WhatsApp, e uma outra curiosidade foram as reclamações de quem já utilizava o app, pois ele tem uma funcionalidade de avisar quando um contato seu instalou o aplicativo e iniciou seu uso, muitos divulgaram que não aguentavam mais de tantos alertas de amigos que iniciaram o uso do aplicativo, inclusive relataram que ele ficou bem lento com tanta gente nova no pedaço.
Um efeito colateral inevitável foi a queda das ações do Facebook, listadas na Nasdaq, em Nova York, caíram mais de 5% na tarde da segunda-feira (4).
Em meio a todo este transtorno, o Facebook que é dono do WhatsApp e do Instagram se posicionou da única forma que podia: “Minhas sinceras desculpas”.
Pessoal, eu havia preparado para falar para vocês sobre o novo filme do James Bond e da febre mundial, a série da Netflix Round 6, mas no próximo artigo falamos disso.
Para concluir hoje vai uma frase que concordo muito, ela é do cara que criou o Facebook (Mark Zuckerberg): “É melhor você tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada.”
Até breve!