Diante dos questionamentos da população sobre o ritmo das obras na Avenida Ayrton Senna, a Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, prestou a nossa equipe de reportagem os seguintes esclarecimentos. O Secretário Municipal de Obras, Sr. Riolando De Lollo Neto, respondeu às principais dúvidas da comunidade:
JC – A população tem comentado sobre o período de execução das obras, com ruas interditadas e iluminação provisória. Como está o andamento das obras na Avenida Ayrton Senna?
Riolando: Atualmente, três frentes de trabalho atuam nas obras de duplicação da Avenida Ayrton Senna, envolvendo cerca de 20 funcionários diretos, entre motoristas, operadores de máquinas pesadas, topógrafos, mestres de obras e operários. A execução segue em andamento, com intervenções importantes em diversos trechos da via, embora alguns fatores tenham causado atrasos significativos. Lembrando que uma das maiores obras realizadas na cidade e viabilizada graças ao trabalho do prefeito Juninho Gaspar e do vice Dr. Ricardinho.

JC – Houve algum imprevisto técnico, financeiro ou climático que tenha causado atraso nas obras?
Riolando: Sim. A obra enfrentou diversos desafios, entre eles:
Execução de uma nova rotatória no cruzamento com a Avenida dos Pardais;
Construção de calçadas entre o Loteamento House Service e a rotatória de acesso ao Jardim Canadá, obra incluída a pedido dos moradores, após estudos de viabilidade técnica e econômica;
Período de fortes chuvas no final de 2024 e início de 2025, que inviabilizou a execução de trechos da infraestrutura;
Rompimento de redes de água, exigindo reparos e substituições;
Burocracia documental para a desapropriação de faixas de terra, necessárias para a ampliação da pista oeste entre os bairros Jardim Canadá e Jardim Veneza.
JC – Dessa forma existem mudanças significativas em relação ao cronograma inicial?
Riolando: Sim, o cronograma inicial, que previa a conclusão da obra em 14 meses, foi estendido por mais 240 dias. Com isso, a nova previsão de término é para dezembro de 2025.
JC – O orçamento da obra, de mais de R$ 17 milhões, teve reajustes?
Riolando: Realmente houve impacto no orçamento devido às alterações mencionadas. Os reajustes estão sendo analisados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, a fim de serem formalizados contratualmente.
JC – Há planos para melhorar a iluminação durante o período de obras?
Riolando: A iluminação provisória existente será substituída pela iluminação definitiva dentro de 60 dias, conforme o novo planejamento ajustado.
JC – Há previsão de novos desvios de trânsito durante as obras?
Riolando: Sim. nesse momento temos um desvio de tráfego para viabilizar a construção da rotatória no cruzamento com a Avenida dos Pardais. Solicitamos à população que acompanhe os canais oficiais da Prefeitura, onde são divulgadas todas as informações pertinentes e orientações necessárias sobre cada etapa dessa importante obra.
JC – Suas considerações finais
Riolando: A Secretaria Municipal de Obras reforça seu compromisso com a transparência e a qualidade das intervenções públicas, e agradece a compreensão da população diante dos transtornos temporários causados pela obra, que trará benefícios duradouros à mobilidade urbana do município. É motivo de orgulho e grande satisfação do prefeito Juninho Gaspar e de todos nós que fazemos parte da sua equipe poder realizar melhorias como essas para a nossa comunidade.






