Neste primeiro trimestre, já no segundo ano do Governo Juninho Gaspar e Dr. Ricardinho, a administração municipal ainda sente os reflexos da pandemia da Covid-19 na área da saúde, mas a expectativa é de melhora, com novos investimentos. O médico e vice-prefeito Dr. Ricardinho, em contato com nossa reportagem, disse que neste início de ano a grande preocupação foi o surto ascendente de novos casos de covid-19. “Uma variante altamente contagiosa, lotando novamente os serviços de saúde, deixando a população assustada e desesperada. Tivemos que reabrir a ala Covid, com leitos de UTI e de enfermaria, ala esta que como todos sabem, organizada onde é o Centro Oncológico, e que ficou de uma estrutura excepcional, feita de forma rápida e com um serviço de excelência, atendendo a nossa cidade e a microrregião. Graças a Deus e a ciência, na qual eu incluo a vacinação, a maioria dos novos casos são mais brandos. Minha expectativa é que atravessemos essa fase sem os índices catastróficos de mortalidade que tivemos no ano passado, e que possamos continuar as ações propostas pelo nosso governo na área da saúde”, afirmou.
Questionado se a pandemia foi o grande entrave para que os projetos elencados como prioridade já pudessem ser colocados em prática no primeiro ano, Ricardinho disse que “com certeza”, pois com a gravidade da doença, a atenção se voltou para o seu enfrentamento, o que foi feito de forma muito intensa pela administração, com abertura de leitos, sempre que necessário, equipamentos para a UPA no momento crítico, vacinação exemplo, criteriosa e sempre com índices acima do estado e do Brasil, parcerias importantes com o Instituto Butantã, com os Claretianos, e ajuda de várias entidades de apoio e da população, que sempre se mostrou solidária e humana. “Mesmo com todo esse enfrentamento à Covid 19 tivemos várias ações importantes na área da saúde, conquistamos o recurso necessário para ampliação da UTI da Santa Casa, que vai de oito para vinte leitos, fizemos mutirões de exames, de cirurgias de catarata, cirurgias ortopédicas, parceria com a Abadef para fisioterapia, demos sequência em todos os atendimentos na rede básica de saúde, não deixando a população desassistida”, afirmou.
MELHORA NO ATENDIMENTO DA UPA E A BUSCA POR UMA SAÚDE CADA VEZ MAIS HUMANIZADA
O Vice-prefeito salientou que a UPA José Antônio da Silva Neto é uma unidade que atende mais de 300 pessoas por dia e conta com toda estrutura humana e física para o atendimento de urgências e emergências. “Além de toda a equipe de saúde que trabalha 24h por dia na unidade, temos também oito especialidades médicas de plantão de sobreaviso para atender todos os casos graves da nossa cidade. Temos um planejamento para melhorias no atendimento e na estrutura física, não só da UPA, mas também de todas as unidades básicas de saúde. Quando me perguntam sobre o que sonho para a saúde pública, e que espero concretizar, digo que não sonho com obras físicas e prédios bonitos, eu sonho com um atendimento cada vez mais humanizado por parte de todos que trabalham na saúde, que são muito competentes, sonho que o enfermo encontre a cura, e quando não for possível, que encontre amor, carinho e alívio para o seu sofrimento”, destacou.
Mutirões serão retomados
Os mutirões da saúde serão realidade em toda a administração. Dr. Ricardinho disse que estão organizando novos mutirões de endoscopia e colonoscopia, bem como de ressonâncias. “Estamos viabilizando recursos para um novo mutirão de cataratas e também para cirurgias urológicas. Sempre que houver demanda reprimida para alguma área, exame ou cirurgia, realizaremos os mutirões”, ressaltou.
Centro Oncológico reestruturado
A respeito do Centro Oncológico de Batatais, Dr. Ricardinho disse que um novo oncologista foi contratado e que o serviço está mantido. Ocorre que o serviço da forma que estava sendo prestado, há mais de três anos, não foi credenciado pelo Ministério da Saúde e nem gerou a série histórica para tal. “Nenhum paciente oncológico de Batatais fazia tratamento aqui com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Então estamos reestruturando esse serviço e ele será orgulho para nossa cidade”, garantiu, deixando uma mensagem de otimismo à população. “A pandemia será vencida e os avanços em todas as áreas da nossa cidade serão percebidas e vividas pelo nosso povo, que voltará a ter orgulho da nossa cidade. Agradeço demais a oportunidade de participar de tudo isso, ao Prefeito Juninho, que não mede esforços para que o nosso sonho se concretize, a toda nossa equipe e principalmente a população que confia no nosso trabalho. Muito obrigado”, concluiu.