Troca de cargo visa continuidade dos projetos da instituição
O médico hematologista e professor da Universidade de São Paulo Dr. Dimas Covas é o novo diretor-executivo da Fundação Butantan. Presidente do Instituto Butantan entre 2017 e este ano, ele foi escolhido pelo Conselho Curador da Fundação e, para poder assumir o novo cargo, pediu afastamento da função que exercia.
“Deixei o comando do Instituto Butantan em 18 de outubro para assumir a Diretoria Executiva da Fundação Butantan. Neste período de quase 6 anos na Direção Técnica, o Instituto sofreu seguramente a maior transformação de sua história. Hoje ele é o décimo maior produtor de vacinas do mundo, além de ser o Instituto mais desenvolvido da América Latina em biotecnologia atuando em áreas como o tratamento do câncer com os anticorpos monoclonais e terapias celulares avançadas como a terapia CAR-T. Durante a minha gestão o Butantan também se tornou exportador de vacinas para outros países por intermédio da Organização Panamericana de Saúde. O Butantan foi o responsável pelo inicio da vacinação contra Covid no Brasil e atuou de forma decisiva em várias áreas de enfrentamento direto da pandemia, como realização de testes diagnósticos, inquéritos epidemiológicos, o projeto S estudo pioneiro feito com a vacinação de todo o município de Serrana num momento em que não havia vacinas disponíveis em muitos lugares do Brasil e que determinou a eficiência da vacina. Foi feita a recuperação e reforma do parque de ciências do Butantan, local de visitação pública que recebe agora mais de 100 mil pessoas por mês. Enfim, foram tantos os avanços que fica difícil enumerá-los neste espaço”, destacou Dimas a nossa reportagem.
JC – O combate à pandemia, com sua forte atuação em defesa da vida deixou uma marca na história do país. Como se sente relembrando que etapa desse trabalho?
Dr. Dimas: A pandemia de Covid foi a maior tragédia vivida pelo mundo e pelo Brasil nos últimos anos. A minha posição foi em acordo com os princípios da minha profissão e da minha convicção de que a vida é um valor absoluto. Jamais poderia me calar ou me omitir diante dos desmandos e do negacionismo de autoridades federais com relação à gravidade da pandemia e contra as vacinas. O Butantan e a sua vacina foi combatido duramente pelos negacionistas e inclusive pelo presidente do país. Fui à CPI da covid e dei meu depoimento que foi considerado fundamental para esclarecer o descaso e a omissão das autoridades federais no combate à pandemia. Foi um período difícil para todos, mas especialmente para minha família para mim que fui ameaçado várias vezes e perseguido em vários momentos. Mas no final, conseguimos o objetivo de iniciar a vacinação em 17 de janeiro de 2021. Milhões de pessoas foram salvos com essa vacina e esse é o meu legado e o meu orgulho.
JC – É inegável o crescimento do Butantan após sua gestão, pode nos responder citando números, por exemplo, da produção de vacinas?
Dr. Dimas: Quando assumi o Butantan em 2017, o Instituto tinha entregue um pouco mais de 60 milhões de doses de vacinas ao Programa Nacional de Imunização. No último ano, o Butantan entregou 210 milhões e se tornou o décimo maior produtor de vacinas do mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Hoje o Butantan possui a maior fábrica de vacinas para a gripe do hemisfério sul. Em 2017, trabalhavam no Butantan um pouco mais de 1500 funcionários, hoje são mais de 3500. Fizermos uma revolução administrativa e financeira. O Butantan foi eleito a empresa do ano e eu a personalidade do ano por vários veículos de imprensa. Fui condecorado pela US, pelo Governo da China e pela Prefeitura de Pequim. Fiz uma grande revolução no Butantan e porque não dizer no país.
JC- Quais os projetos que pretende desenvolver a partir de agora?
Dr. Dimas: Continuarei a atuar na área de saúde pública e como professor da faculdade de medicina de USP em Ribeirão Preto, principalmente nas minhas pesquisas para a cura do câncer que já tem apresentado resultados excepcionais e amplamente divulgados pela imprensa.
JC – Após sua saída da direção do Butantan foi citado pela imprensa o apontamento do Tribunal de Contas sobre itens de fiscalização, o que tem a informar à respeito?
Dr. Dimas: Algumas notícias foram tendenciosas e não refletiram a verdade dos fatos. Primeiro tem que se dizer que a função do TCE é analisar e aprovar as contas da Fundação Butantan da qual não era o responsável até o dia 18 de outubro de 2022. Mas, mesmo assim, as notícias diziam respeito a procedimentos preliminares de solicitação de dados sobre contratos da fundação o que é absolutamente normal. Anormal, no entanto, foi tom sensacionalista dado por certo jornal com o objetivo claro de atingir a minha pessoa. Interesses menores, certamente estão por trás neste momento de mudanças políticas.
Dr. Dimas foi homenageado pela Câmara de Batatais
No último dia 25 de novembro, em sessão solene na Câmara Municipal de Batatais, foi realizada a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Emérito ao Doutor Dimas Covas. A homenagem foi concedida por meio de Decreto Legislativo apresentado em 2019 pelo ex-vereador Ricardo Mele, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Município de Batatais pelo médico e pesquisador. A sessão foi acompanhada por autoridades, familiares e convidados.
“Sou muito agradecido à cidade de Batatais e aos muitos amigos que tenho aí. A saúde é o maior bem que temos e cuidar da saúde pública, do SUS, sempre foi meu objetivo desde que fui diretor de saúde do município e, na realidade, alí foi que começou essa minha caminhada que me permitiu ajudar e continuar a ajudar muita gente. Obrigado Batatais”, concluiu Dr. Dimas.