Após muita polêmica desde sua reabertura, no dia 11 de maio, as academias de ginástica de Batatais tiveram novamente que fechar as portas por decisão judicial. A resolução do Comitê do Covid 19 de Batatais, que permitia o funcionamento, com restrições, dos estabelecimentos, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Diferente de outras cidades, com a reabertura de parte do comércio em Batatais, proprietários de academias se uniram e tinham conseguido das autoridades locais a possibilidade de funcionamento, com utilização de máscaras e cuidados de higiene redobrados por parte de instrutores e alunos.
Paulo Simões Neto, um dos proprietários de academias que batalharam para a reabertura, se disse surpreso com a decisão. “Estávamos em contato direto e constante com a Secretaria de Saúde, trabalhando sob as normas exigidas, e mesmo assim o Governo Estadual nos impede de trabalhar. Essa atitude demonstra uma completa desconsideração com a administração local, que vem fazendo um excelente trabalho de prevenção, muito bem-sucedido, basta observar nossos índices”, disse Neto, que afirmou ainda que apesar do aumento do número de casos, as internações e casos agravados estão estáveis na cidade. Segundo ele, mesmo com alunos determinados e com tudo o que foi feito em termos de segurança, só resta aguardar. “A partir de agora nos resta esperar. Estamos esperançosos que nosso prefeito intervenha em favor dos nossos comerciantes e empresários. Mais uma vez a justiça foi usada em favor de politicagem, e nosso município vítima de um ato de extremo desrespeito por parte do governo estadual”, destacou.