O município de Batatais vem se destacando por inúmeras ações que valorizam as pessoas da comunidade, homens e mulheres, que trabalham com atividades culturais, sejam elas das mais diversas áreas.
De acordo com o diretor de Cultura do município, Adilson Donizeti da Silva, é grande o investimento que vem sendo feito pela administração municipal na recuperação, restauração e preservação dos equipamentos públicos destinados a cultura, como a completa reforma da Estação Cultura Editor José Olympio, que ganhou o espaço moderno e de grande valor da Galeria Con Silva de Arte Naïf e do Memorial Caiapós, além da reformulação para atendimento do Museu Washington Luís e da Biblioteca Altino Arantes, que agora possui um bibliotecário responsável e um trabalho rico em atividades e frequência.
“No caso da galeria de arte naïf foi uma conquista desta gestão a partir das doações de obras de artistas de todo o país e, inclusive de duas da Africa. Só temos que agradecer as doações da Con Silva e também de outros artistas locais. Um espaço permanente para valorização, divulgação e fortalecimento do trabalho com as artes plásticas no município”, frisou Adilson. Nas reformas, segundo ele, destacam-se ainda a troca do forro do Centro de Documentação da 2ª Guerra Mundial, em anexo ao Tiro de Guerra, e as melhorias realizadas no Centro Cultural Professor Sérgio Laurato, como a construção da rampa no primeiro piso, troca de forro nas salas multiuso e em todo o primeiro piso, instalações elétricas, pintura, entre outras obras. “É um avanço e tanto. Em menos de 2 anos tivemos investimentos que em 20 não víamos. Esse trabalho seguirá para a fase final da reforma do centro cultural. Destaco ainda o projeto que o prefeito Juninho Gaspar autorizou para o levantamento completo das adequações para o teatro municipal, bem como a modernização já realizada naquele próprio público, que tem novos equipamentos de som, luz e implantação do ar condicionado, que historicamente sempre foi cobrado”, afirmou. Adilson lembrou ainda outros investimentos em equipamentos, como a reforma do piano histórico, que faz parte do patrimônio da cultura local, a reforma dos instrumentos da banda e as adequações no teatro de arena do lago para apresentações dos artistas. “É motivo de alegria e todos que acompanham de perto reconhecem essa visão importante dos nossos gestores”, frisou.
Nos projetos para atendimento direto dos fazedores de cultura, Adilson citou a criação do Festival de Teatro, que valoriza os grupos locais com pagamento significativo para as apresentações, além de diversificar os locais dos espetáculos, levando a cultura mais próxima da comunidade. “Já foram dois festivais realizados e R$ 80 mil investidos nos nossos grupos teatrais. Isso nunca aconteceu na história de Batatais”, disse. “Tivemos o 1⁰ Festival de Artesanato de Batatais, com exposição, venda e premiação dos nossos artesãos, com recursos públicos municipais, que foi um grande sucesso. Criamos o projeto “O Palco é seu” descobrindo novos talentos e abrindo espaço nos eventos. Junto com o departamento de Turismo demos oportunidade para cantores de todos os estilos, grupos de dança, artistas plásticos, artesãos e todos os fazedores de cultura interessados, que puderam divulgar e mostrar o seu potencial, sejam em eventos públicos ou apoiados pela Prefeitura”, salientou.
O diretor de Cultura lembrou do trabalho realizado para formalizar os editais e atender o maior número possível de fazedores de cultura com os recursos recebidos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. “É complexo e fizemos com a maior atenção possível, pois sabemos que nossos artistas merecem”, citou.
Outra ação de extremo destaque foi o resgate do carnaval de rua, uma das maiores manifestações culturais de Batatais. “Toda a equipe da secretaria de Cultura e Turismo se mobilizou para conseguir resgatar essa festa popular. Se hoje vemos o trabalho nas quadras, com as escolinhas de bateria, com a antecipação do trabalho de montagem das fantasias, alegrias, enredos e tudo o que envolve as escolas, é graças ao posicionamento firme do nosso prefeito Juninho que muitas vezes foi pessoalmente conversar com os carnavalescos e, de forma planejada e estruturada, hoje temos o evento e tudo o que ele envolve, somando artistas de várias áreas, artesãos, além de serralheiros, eletricistas e diversos outros profissionais, tendo oportunidade e sendo valorizados”, disse.
O diretor de Cultura citou vários chamamentos públicos que foram realizados nos últimos anos, priorizando o atendimento dos fazedores de cultura. “Neste momento, por exemplo, temos cursos em várias áreas do carnaval contratados com a Nuapi; teremos um evento com atividades de valorização da cultura afro, com recursos de emenda da deputada Leci Brandão, também contratado com a Nuapi. O Espaço Cultural Fernando Faro é parceiro em várias ações que valorizam os nossos fazedores de cultura, inclusive o Natal Encantado, realizado após a pandemia, foi possível graças ao trabalho contratado com eles. Temos cursos da cultura na rede municipal de Educação; temos o Projeto Guri; nosso Ballet Municipal; o Núcleo Musical e toda uma gama de atividades durante os 12 meses do ano. O calendário de eventos nunca foi tão intenso e com tanta participação dos nossos artistas. Posso citar o Dia do Rock, Dia do Samba, Arraiá de São João, Feira do Padroeiro, Feira da Independência, Oktoberfest, entre os eventos novos, todos com batataenses se apresentando e sendo valorizados”, informou.
Por fim, Adilson Donizeti da Silva disse que pela primeira vez na história foi composto o Conselho Municipal de Cultura local, abrindo diálogo permanente com a classe cultural. “É uma grande alegria fazer parte dessa revolução cultural da nossa cidade. Quero citar aqui o trabalho da ex-secretária Paula Machado, que se afastou para participar das eleições; do nosso atual secretário, Juninho Riul; do diretor de Turismo, José Paulo Fernandes e, em nome da Rosangela Guelere, da Janaina Castro Dias e da Daniela Souza, agradecer a todos da equipe de governo que assumem em conjunto as tarefas da Cultura e do Turismo nesse trabalho que estamos construindo”, concluiu.